A presença feminina no curso de matemática de Ilha Solteira

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Data

2020-03-03

Autores

Fernandes, Jairo Fernando Calister

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Educação Matemática” do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de Ilha Solteira – SP (FEIS/UNESP) e teve como objetivo analisar a presença feminina no Curso de Licenciatura em Matemática da FEIS/UNESP - Campus de Ilha Solteira, partindo da seguinte questão norteadora: O que move as mulheres a escolherem o Curso de Licenciatura em Matemática e quais fatores as estimulam a continuarem ou desistirem? Para efetuar esta pesquisa buscamos junto ao Departamento de Matemática da referida universidade, relatórios contendo informações sobre o número de alunos ingressantes, egressos, transferidos e evadidos do curso, desde o ano de 2002 até o ano de 2019. Tais dados foram posteriormente analisados, a fim de que, pudéssemos estabelecer um panorama geral da presença feminina no referido curso durante esse período de tempo. Feito isso, partimos para o levantamento bibliográfico objetivando analisar os trabalhos já existentes envolvendo essa questão no Brasil. Adotamos também um referencial teórico que discute aspectos da presença de mulheres nos cursos de Matemática nas universidades brasileiras, em articulação com os autores citados no primeiro capítulo desse trabalho. Sobre a metodologia utilizada, podemos dizer que a mesma se encontra situada no campo dos estudos qualitativos, em que, por meio de questionários semiestruturados e abertos, procuramos analisar a questão central desse trabalho mediante aos apontamentos feitos por alunas e ex-alunas do curso de Licenciatura em Matemática.
This dissertation is linked to the “Mathematical Education” research line of the Postgraduate Program in Teaching and Formative Processes of the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” in Ilha Solteira - SP (FEIS / UNESP) and aimed to analyze the female presence in the Mathematics Degree Course at FEIS / UNESP - Ilha Solteira Campus, based on the following guiding question: What drives women to choose the Mathematics Degree Course and what factors encourage them to continue or to give up? To carry out this research, we sought from the Mathematics Department of that university, reports containing information on the number of incoming students, graduates, transferred and dropped out of the course, from the year 2002 to the year 2019. Such data were subsequently analyzed, so that we could establish an overview of the female presence in that course during that period of time. That done, we started the bibliographic survey aiming to analyze the existing works involving this issue in Brazil. We also adopted a theoretical framework that discusses aspects of the presence of women in mathematics courses at Brazilian universities, in conjunction with the authors mentioned in the first chapter of this work. Regarding the methodology used, we can say that it is located in the field of qualitative studies, where through semi-structured and open questionnaires we seek to analyze the central question of this work through the notes made by undergraduate students in Mathematics.

Descrição

Palavras-chave

Licenciatura, Matemática, FEIS/UNESP, Motivação, Degree, Mathematics, Motivation

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