Dafne e Apolo nas Metamorfoses de Ovídio: uma leitura figurativa

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Data

2020-07-30

Autores

Ferreira, Ingrid Moreno [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A dissertação propõe uma leitura da narrativa do mito de Dafne e Apolo, que, junto a outros mitos, compõe a obra Metamorfoses (Livro I, 452 – 567), de Ovídio (43 a.C. – 17 d.C.), poeta do período Clássico da Roma Antiga. Além do mito selecionado, também é estudado o narrado anteriormente – acerca do surgimento da serpente Píton (Livro I, 416 – 451), categoricamente aniquilada por Apolo –, por proporcionar base fundamental para o desenrolar da narrativa de Dafne e Apolo. Para tanto, a partir do instrumental teórico da Poética e da Semiótica Literária e nos processos de figuratividade do discurso, a intenção desse estudo foi explorar a narrativa a fim de que fossem identificados expedientes de figuração (e eventualmente de iconicidade) e os temas a eles relacionados. Assim, produziu-se um discurso metalinguístico que, sem a pretensão de esgotar o assunto, procurou descrever os recursos da figuratividade poética postos em articulação no texto. Ademais, como base para o desenvolvimento do trabalho, foi elaborada uma tradução de estudo, com notas de referência e comentários acerca dos dados de cultura (sociedade, mitologia, história, geografia, filosofia etc.).
This work proposes a reading of the narrative of the myth of “Daphne and Apollo”, from Ovid’s Metamorphoses (Book I, 452 – 567). Ovid (43 BC – 17 AD) is a poet of the Classical period in Ancient Rome. The previous myth, the creation of the serpent Python (Book I, 416 – 451), categorically annihilated by Apollo, is also carefully studied, as it provides a fundamental basis for the following narrative of Daphne and Apollo. Thus, by supported by the theoretical instruments taken from Poetics and Literary Semiotics and from the studies about the processes of figurativity of speech, this work investigates and explores the narrative in order to identify devices of figuration (and eventually of iconicity) and the themes related to them. A result of this investigation is the recognition of resources of poetic figurative articulated in the text. In addition, in order to provide a deeper foundation for analysis and to develop a path for the progress of the work, a “reference translation” was prepared, with reference notes and comments about the Classical culture (society, mythology, history, geography, philosophy, etc.).

Descrição

Palavras-chave

Poesia latina, Ovídio, Figuratividade

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