Avaliação da criatividade de alunos com e sem indicadores de altas habilidades/superdotação em ambiente bilíngue

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-08-27

Orientador

Chacon, Miguel Claudio Moriel
Capellini, Vera Lucia Messias Fialho

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Embora o interesse pelo tema Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) tenha se ampliado nacional e mundialmente, há muito para se conhecer a respeito deste fenômeno, especialmente em relação à sua conexão com a criatividade. Ainda mais instigante é a procura por respostas sobre as características deste público em ambientes bilíngues, com literatura escassa em nosso país. Assim, a fim de verificar se haveria diferença no desempenho da criatividade de alunos com e sem indicadores de AH/SD no ambiente bilíngue, crianças do Primeiro ao Terceiro Ano de uma escola bilíngue (português-inglês) e seus professores foram convidadas a participar deste estudo. Por meio de diferentes instrumentos e levando-se em consideração as características de estudantes do tipo criativo-produtivo, foram selecionados os integrantes de grupos com indicadores (G1) e sem indicadores (G2) de AH/SD, sendo treze participantes em cada grupo. A criatividade dos estudantes de ambos os grupos foi avaliada por meio do Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI) e de produções semestrais nas áreas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Artes. Para a avaliação qualitativa da criatividade, por meio de análise da produção dos participantes, contou-se com os professores das turmas como juízes, os quais realizaram formação em criatividade com a pesquisadora no início do ano letivo. O TCFI foi aplicado no início e no final do ano em G1 e G2 e avaliações qualitativas dos grupos foram realizadas ao longo do primeiro e do segundo semestres letivos. O resultado da primeira aplicação do TCFI apontou para escores maiores para G1 em todos os fatores, sendo quatro dos cinco com significância estatística. Ao final do ano, por meio de comparações estatísticas por grupos, 4 dos 5 fatores permaneceram mais altos para G1, sendo um deles com significância. No entanto, destaca-se o melhor desempenho de G2 para todos os estudantes, com 10 deles tendo escores Acima da Média ou Superior no pós-intervenção, embora não sendo tão altos quanto os do grupo com indicadores de AH/SD. Na análise estatística das produções, foram apresentados ganhos para ambos os grupos nas comparações entre os semestres, mantendo-se mais altos na maior parte dos fatores e com maior significância para G1. Verificou-se que as atividades de G1 tiveram correlação próxima a forte e com significância em relação ao resultado obtido no TCFI, mas o mesmo não ocorreu para G2. Também não houve correlação significativa entre os resultados do TCFI e o tempo de exposição ao bilinguismo dos alunos, obtendo-se ganhos em criatividade independentemente de seu tempo prévio de vivência bilíngue. Este trabalho revela que, em geral, os alunos com e sem indicadores de AH/SD tiveram sua criatividade desenvolvida, de maneiras diferentes, ao longo de um ano letivo em ambiente bilíngue, o que pode ter relação com a formação oferecida aos professores no início da pesquisa. Observou-se também progresso independentemente da vivência anterior em ambiente bilíngue, apontando para a importância de um trabalho com criatividade a alunos com e sem indicadores de AH/SD de maneira simultânea e a partir da formação de professores.

Resumo (inglês)

Although the interest on the Giftedness theme has expanded nationally and globally, there is much more to know about this phenomenon, especially regarding its connection with creativity. Even more thought provoking is the search for answers about the characteristics of this target in bilingual environments, with scarce literature in our country. Thus, in order to verify if there was difference in the creativity performance of students with and without indicators of giftedness in a bilingual environment and taking in consideration the creative-productive characteristics, children from first to third grade of a bilingual school (Portuguese-English) and their teachers were invited to be part of this study. By using different instruments, the participants of groups with (G1) and without indicators (G2) of giftedness – thirteen in each group – were selected. The creativity of students from both groups was evaluated through the Test of Children’s Figural Creativity (TCFI) and semiannual English, Portuguese and Arts productions. In order to qualitatively assess the creativity, by analyzing the production of the participants, the teachers of each grade were trained in creativity by the researcher at the beginning of the school year and invited to be the judges. The TCFI was applied in the begging of the school year to G1 and G2 and qualitative assessments of the groups were carried out during the first and second academic semesters. The result of the first application of the TCFI pointed to higher scores for G1 in all factors, four of five with statistical significance. By the end of the year, through statistical comparisons by groups, 4 of the 5 factors of the creativity test remained higher for G1, one of them with statistically significance. However, the best performance of G2 stands out for all students, with 10 of them having Above Average or High scores in the post-intervention, although not as high as those in the group with giftedness indicators. In the statistical analysis of students` productions, gains were presented for both groups in the comparisons between pre and post-intervention, remaining higher in most factors and with greater significance for G1. It was found that the activities of G1 had a correlation close to strong and with statistical significance to the result obtained in the TCFI, but the same did not occur for G2. There was also no significant correlation between the results of the TCFI and the time of exposure to bilingualism, with gains in creativity regardless of students` previous bilingual experience. This research reveals that, in general, students with and without giftedness indicators had their creativity developed in different ways over a school year in a bilingual environment, which might be connected to teachers creativity training offered in the beginning of the research. Students` progresses were also noticed regardless previous experience in a bilingual environment pointing out to the importance of working with creativity of gifted and non-gifted students simultaneously and based on teacher training.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados