Rastros, registros e retratos: impactos da representação do gênero feminino no teatro de rua brasileiro contemporâneo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-10-24

Autores

Santos, Maria Gabriela dos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo tem como objetivo iluminar desafios, conquistas e potenciais gerados pela presença das mulheres no fazer teatral contemporâneo, a partir da perspectiva das mulheres fazedoras de teatro de rua no Brasil. Procura investigar as influências estéticas, poéticas e pedagógicas da permanência das mulheres nos grupos teatrais de rua, experimentando conceitos tais como “arte pública feminista”, “teatro de rua feminista” e "teatro épico feminista”. A partir da análise de obras teóricas sobre as relações das mulheres com o espaço público, observa como a expressão teatral das mulheres em espaços públicos evidencia, ao mesmo tempo, as fronteiras do território socialmente determinado às mulheres e os estranhamentos gerados por elas frente às definições padronizadas de gênero, sexo e raça. Se a presença das mulheres fazedoras de teatro em espaços público representa já uma afronta social, que impulsiona a reordenação e ressignificação desses espaços, buscamos responder se a permanência das fazedoras de teatro de rua em seus grupos provoca também uma reorganização do fazer teatral, propulsionando novas pedagogias. Assim, somam-se à teorização as conversas com Ana Carneiro (Grupo Tá na Rua - RJ), Fernanda Viana e Teuda Bara (Grupo Galpão- MG), Tânia Farias (Ói Nóis Aqui Traveiz - RS), Natali Santos (Grupo Pombas Urbanas/ Mãe da Rua - SP) e Vanéssia Gomes (Teatro de Caretas - CE). O acompanhamento do processo criativo da montagem do espetáculo A Farsa do açúcar queimado ou a mulher que virou pudim, do coletivo Na Cia da Cabra Orelana, ao lado da observação participativa dos encontros de mulheres da Rede Brasileira de Teatro de Rua, aprofunda os questionamentos sobre a história das mulheres no teatro de rua brasileiro, e amplia a visibilidade ao seu trabalho artístico.
Este estudio tiene como objetivo iluminar los desafíos y logros generados por la presencia de mujeres en el teatro de calle contemporáneo, por la perspectiva de mujeres que hacen teatro callejero en Brasil. Busca investigar las influencias estéticas, poéticas y pedagógicas de la permanencia de las mujeres en grupos de teatro callejero, experimentando conceptos como "arte pública de género", "teatro callejero feminista" y "teatro épico cómico feminista". La expresión teatral de la mujer en los espacios públicos, muestra los límites del territorio socialmente determinado para las mujeres y la extrañeza generada por ellas devido las definiciones estandarizadas de género, sexo y raza. La actuación de mujeres que hacen teatro en espacios públicos representa una afrenta social, que promueve la reorganización y resignificación de estos espacios. Esta investigación parte de análisis de trabajos teóricos sobre las relaciones de mujeres con el espacio público. En un intento por responder si la permanencia de las mujeres en el teatro callejero provoca una reorganización en la creación teatral y impulsiona nuevas pedagogías, hay también registros de conversaciones con Ana Carneiro (Grupo Tá na Rua - RJ), Fernanda Viana y Teuda Bara (Grupo Galpão - MG), Tânia Farias (Ói Nóis Aqui Traveiz - RS), Natali Santos (Grupo Pombas Urbanas / Mãe da Rua - SP ) y Vanéssia Gomes (Teatro de Caretas - CE). El acompañamiento del proceso creativo de armar el espectáculo A Farsa do açúcar queimado ou a mulher que virou pudim, del colectivo Na Cia da Cabra Orelana, junto con la observación participativa de las reuniones de mujeres de la Rede Brasileira de Teatro de Rua, profundiza las preguntas sobre la historia de las mujeres en el teatro callejero brasileño y aumenta la visibilidad de su trabajo artístico.

Descrição

Palavras-chave

Teatro de rua, Gênero, Arte pública, Mulheres, Espaço público, Teatro de calle, Género, Arte pública, Mujeres, Espacio público, Feminismo e arte, Mulheres artistas performáticas

Como citar