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Publicação:
Letramentos acadêmicos e o processo de autoria em artigos científicos produzidos por pós-graduandos em ciências humanas

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Orientador

Komesu, Fabiana

Coorientador

Pós-graduação

Estudos Linguísticos - IBILCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Com base em pressupostos dos Novos Estudos de Letramento e da Análise do Discurso de vertente francesa, este trabalho tem como objetivo principal investigar como o pós-graduando em Ciências Humanas (especificamente, em Estudos Linguísticos) ocupa (busca ocupar) uma posição de autor em práticas letradas acadêmico-científicas como as de artigos científicos. Interessa investigar, na produção textual escrita, o jogo de expectativas entre o pós-graduando (jovem pesquisador) e as agências de fomento à pesquisa do Brasil (em nível federal, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior – CAPES; em estadual, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP), levando-se em consideração a exigência institucional de apresentação de produtos concretos derivados do financiamento à pesquisa. O conjunto do material é formado de 10 (dez) artigos científicos produzidos por pós-graduandos de um programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, participantes de uma Escola de Altos Estudos (EAE) financiada pela CAPES, no ano de 2017, e de 02 (dois) documentos oficiais, da CAPES e da FAPESP, reguladores e normativos da produção e circulação de práticas científicas. A hipótese é a de que não há ou há pouca coincidência entre o que as agências assumem como de fundamental importância para a emergência de um lugar de autor científico e o que o pós-graduando (pesquisador em início de atividade de pesquisa) reconhece (consegue reconhecer) como relevante. Nesse jogo de expectativas nem sempre (quase nunca) explicitadas, numa relação sócio-histórica com as instituições e as coerções por essas impostas, propomos a tese de que o pós-graduando em Ciências Humanas torna-se autor do texto científico a partir da assunção de duas perspectivas: (i) uma que chamamos de jurídica, em conformidade ao trabalho intelectual e à responsabilidade ética daquele que assina formalmente o artigo científico; (ii) uma linguístico-discursiva, na relação com a produção textual escrita do artigo científico e seu “exterior constitutivo”. Essas perspectivas se sobrepõem e se complementam na dinâmica da linguagem. A especificidade do pós-graduando em Ciências Humanas se dá em virtude das coerções sócio-históricas de que esse posicionamento é (e)feito.

Resumo (inglês)

Based on assumptions from New Literacy Studies and the French school of Discourse Analysis, the main goal of this paper is to investigate how the graduate student in Human Sciences (specifically, in Linguistic Studies) assumes (seeks to assume) authorship in academic-scientific literacy practices, such as scientific papers. Our interest lies in investigating, in the written text production, the dynamics of expectations between the graduate student (young researcher) and the research funding agencies of Brazil (at a federal level, the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – CAPES; at the state level, the Research Support Foundation of the State of São Paulo – FAPESP), taking into account the institutional requirement of presenting concrete outcomes derived from the research funding. The material comprises 10 (ten) scientific papers produced by graduate students from a Graduate Program in Literary Studies, who attended a High Studies School (EAE) funded by CAPES in the year of 2017 and 02 (two) official documents from CAPES and FAPESP, which regulate and standardize the production and dissemination of scientific practices. The assumed hypothesis is that little or no coincidence exists between what the agencies suppose to be essential for the emergence of a scientific authorship position and what the graduate student (researcher beginning research activity) recognizes (is able to recognize) as being relevant. In these dynamics of expectations which are not always (almost never) made explicit, in a socio-historical relationship with the institutions and coercions enforced by them, we set forth the thesis that the graduate student in Human Sciences becomes the author of the scientific text by assuming two perspectives: (i) one which we call legal, in accordance with the intellectual work and the ethic responsibility of the person formally signing the scientific paper; (ii) a linguistic-discursive one, regarding the written text production of the scientific paper and its “constitutive outside”. These perspectives overlap and complement each other in the dynamics of language. The specificity related to the graduate student in Human Sciences lies in the socio-historical conditions in which this position is effected.

Descrição

Palavras-chave

Letramentos acadêmicos, Autoria, Discurso, Ciências humanas, Academic literacies, Authorship, Discourse, Human sciences

Idioma

Português

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