Publicação: Prática de aquecimento na performance musical e suas aplicações para o contrabaixo
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Kubala, Ricardo Lobo 

Coorientador
Pós-graduação
Música - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação trata do assunto prática de aquecimento no âmbito da performance musical e, mais especificamente, de como esse tema se relaciona com aspectos da performance ao contrabaixo. Observa-se que o termo “aquecimento” é amplamente utilizado em meio à diversidade de contextos e acepções. A partir dessa constatação, objetiva-se elucidar a gama de entendimentos que performers e pesquisadores têm a respeito da prática de aquecimento ao instrumento e investigar sua aplicação, tanto a aspectos diretamente associados à rotina de estudo e de preparação para a performance como ao desenvolvimento de ferramentas para o ensino do contrabaixo. Inicialmente, no primeiro capítulo, observam-se as ocorrências de emprego do termo “aquecimento”, quando associado à área de performance musical, em busca de entendimento de suas conotações. O material encontrado acerca do assunto foi organizado de acordo com três enfoques: prevenção de lesões, prática deliberada e ansiedade de performance. No segundo capítulo, apresenta-se repertório voltado para a prática de aquecimento ao contrabaixo, comentados sob a luz de conceitos abordados no capítulo anterior. Conclui-se que esse repertório de exercícios de aquecimento está relacionado principalmente a estratégias de estudo em busca de resultados qualitativos satisfatórios. A confluência de informações advindas desta pesquisa com a vivência da autora como performer e docente de contrabaixo resultou no terceiro capítulo, uma proposta de oficina coletiva de aquecimento.
Resumo (inglês)
This research is about the warming up practice as a subject in the music performance domain, and, more specifically, how this theme relates to aspects of the performance on the double bass. We observe that the term “warm-up” is widely used in a diversity of contexts and meanings. Based on this, this research aims to elucidate the range of understandings that performers and researchers have regarding the practice of warming up at the instrument and to investigate its application, both in aspects directly associated with the practice routine and preparation for performance as in the development of tools for teaching double bass. Initially, in the first chapter, we observe the occurrences of the use of the term warming up, when associated with the music performance domain, in a search of understanding its connotations. Injury prevention, performance anxiety and deliberate practice were the three approaches found on the subject. In the second chapter, a repertoire focused on the practice of warming up to the double bass is presented and commented in the light of the concepts covered in the previous chapter. We conclude that the repertoire of warm-up exercises is related to practice strategies in search of satisfactory qualitative results. The confluence of information from this research with the author's experience as a performer and double bass teacher resulted in the third chapter, a proposal for a group warm-up workshop.
Descrição
Palavras-chave
Prática de aquecimento na performance musical, Exercícios de aquecimento para contrabaixo, Prática deliberada e aquecimento para contrabaixo, Aquecimento e prevenção de lesões, Warming up practice at music performance, Warm-up exercises for double bass, Deliberate practice and warm-up for double bass, Warm-up and injury prevention, Contrabaixo, Musica - Instrução e estudo, Música - Execução, Prática interpretativa (Música)
Idioma
Português