A performance como território da memória: o esquecimento das práticas musicais da Comunidade do Carmo em São Roque, São Paulo, no trânsito das políticas públicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-09-30

Autores

Gonçalves, Matheus Pezzotta [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Com o objetivo de aprimorar a manutenção da memória coletiva através da Performance Musical, o presente trabalho investiga as práticas e reminiscências musicais da Comunidade Remanescente do Quilombo do Carmo (São Roque – SP). O atual contexto sociocultural e a inobservância das políticas públicas culturais às práticas musicais são reflexos de uma arena montada desde o Séc. XVIII, na Comunidade do Carmo. A fim de não reproduzir uma nova opressão no campo intelectual, o presente trabalho considera as narrativas históricas, a natureza das práticas e Celebrações, bem como a Oralidade como principal prática social local. A Pesquisa-ação fornece procedimentos metodológicos compatíveis com as características citadas acima, e com a produção acadêmica atenta em estabelecer relações com as demandas da sociedade, através dos saberes gerados, visando não somente o auxílio à agenda social, mas, também, contribuindo para a legitimidade da Universidade Pública. Pertinente às demandas sociais e acadêmicas, o conceito de Prática da Memória possibilitou a investigação da Memória na área da Performance Musical. O conceito de Performance e Performer foram redimensionados para a realidade da pesquisa. Por fim o trabalho promove a efetiva articulação da produção acadêmica, na área da Performance Musical, com as políticas públicas culturais vigentes ao demonstrar o campo dinâmico que se estabelece entre Performance e Memória: a Performance Musical como território da memória.
In order to improve the maintenance of the collective memory through musical performance, this work investigates the musical practices and reminiscences of the Comunidade Remanescente do Quilombo do Carmo (São Roque – SP). The current socio-cultural context and the disregard of public cultural policies for musical practices are the reflection of an arena set up since the 18th Century in the do Carmo Community. In order not to reproduce a new oppression in the academic field, this thesis takes into account the historical narratives and the nature of practices and celebrations, as well as Orality as the main local social practice. The action-research provides methodological procedures compatible with the characteristics mentioned above, as well as with an academic production that is insterested in establishing relationships with society’s demands through generated knowledge, aiming not only at assisting the social agenda, but also at contributing to the legitimacy of the public university. Pertinent to both social and academic demands, the concept of Memory Practice made the investigation of Memory in the area of Musical Performance possible. The concept of Performance and Performer were adapted to the reality of the research. Finally, this work promotes an effective articulation between the academic production in the area of Musical Performance and the current public cultural policies, as it demonstrates the dynamic field that is established between Performance and Memory: the Musical Performance as the territory of memory.

Descrição

Palavras-chave

Memória, Reminiscência musical, Política cultural, Memory, Musical reminiscences, Public cultural policies, Performance musical, Prática interpretativa (Música), Música - Aspectos sociais, Comunidade Remanescente do Quilombo do Carmo - São Roque, SP

Como citar