Ampliação da participação de cadeirantes nas aulas práticas de educação física: reflexões e vivências de jogos populares tradicionais e adaptados como possibilidade

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Data

2020-10-30

Autores

Passos, Ricardo da Silva [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A inclusão faz parte do cotidiano escolar, não apenas no ingresso dos alunos com deficiência, mas, principalmente, na permanência e aprendizagem dos mesmos. A Educação Física, pelas suas peculiaridades, é vista como uma disciplina que pode atuar positivamente nesse processo, mas como colocar isso em prática? A partir da proposta do presente estudo, elaborada com auxílio e diálogo com estudantes, foi criado um produto educacional em forma de sequência didática onde reflexões e vivências de jogos populares tradicionais e adaptados podem servir para ampliar a participação de alunos cadeirantes, entendendo a importância desse conteúdo curricular e o contexto histórico no qual foram criados (em que as pessoas com deficiência eram excluídas do convívio social). Esta sequência tem como principais objetivos: exercitar a empatia; estimular o senso de humanidade e coletividade; enriquecer o repertório motor, a partir da prática de diferentes jogos; mobilizar e envolver alunos a pensar criticamente sobre aspectos lúdicos, culturais e sociais. A sequência didática é uma metodologia de ensino pautada pela organização do conteúdo a partir de uma lógica estruturada que parte do diagnóstico do que os alunos entendem sobre o assunto, seguida pela escolha e adaptação dos jogos, aplicação dos mesmos e avaliação dos objetivos. Percebe-se que a reflexão e vivência pode melhorar a participação de estudantes como um todo, contribuir para melhora do senso coletivo especialmente em relação a ampliação da participação de alunos com algum tipo de deficiência e possibilitar o surgimento de outros protagonistas no decorrer das vivências. Pode-se afirmar que propostas de trabalho como esta contribuem para ampliar a discussão sobre os jogos populares nas escolas e suas possibilidades.
Inclusion is part of the school routine, not only in the admission of students with disabilities, but mainly in their permanence and learning. Physical Education, due to its peculiarities, is seen as a discipline that can act positively in this process, but how to put it into practice? From the proposal of the present study, elaborated with assistance and dialogue with students, an educational product was created in the form of a didactic sequence where reflections and experiences of traditional and adapted popular games can serve to expand the participation of wheelchair students, understanding the importance of this curricular content and the historical context in which they were created (in which people with disabilities were excluded from social life). This sequence has as main objectives: to exercise empathy; stimulate the sense of humanity and collectivity; enrich the motor repertoire, from the practice of different games; mobilize and involve students to think critically about playful, cultural and social aspects. The didactic sequence is a teaching methodology guided by the organization of the content based on a structured logic that starts from the diagnosis of what the students understand about the subject, followed by the choice and adaptation of the games, their application and evaluation of the objectives. It is noticed that reflection and experience can improve the participation of students as a whole, contribute to improving the collective sense, especially in relation to the expansion of the participation of students with some type of disability and enable the emergence of other protagonists during the experiences. It can be said that work proposals like this contribute to broaden the discussion about popular games in schools and their possibilities.

Descrição

Palavras-chave

Educação física, Jogos populares, Reflexão, Vivências, Physical education, Popular games, Reflection, Experiences

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