Imagem-experiência: uma abordagem do processo inventivo em fotografia em diálogo com Gilbert Simondon

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Data

2020-10-07

Autores

Peres, Carolina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta tese busca ampliar a discussão sobre a experiência na invenção de imagens fotográficas, tendo como referência principal a obra do filósofo francês Gilbert Simondon. A pesquisa foi construída de modo transdutivo, em uma elaboração teórico-prática vinculada a um fazer poético, com enfoque no processo. A principal hipótese é a de um entendimento ampliado da noção de imagem em fotografia, que envolve aspectos mentais e concretos e uma relação horizontal da artista com a câmera fotográfica, esta um elemento não restrito à sua utilidade. Tem como base o processo inventivo em arte em analogia com a individuação simondoniana, de onde se ressaltam o movimento e o fluxo do pensamento, como pontos de apoio para a compreensão tanto da discussão sobre a imagem quanto da discussão da teoria do principal autor utilizado nesta pesquisa. A proposição do termo imagem-experiência, vinculado diretamente ao processo inventivo de imagens fotográficas, é sustentado pelas fases do ciclo da imagem de Simondon e utilizado para designar especificamente as imagens mentais existentes em um processo inventivo. O contexto da invenção é amparado pela discussão da técnica e da estética de Simondon, de onde se evidencia a experiência tecnoestética da artista como inventora de novos mundos pelo processo de invenção de imagens fotográficas. Apresenta um relato de uma experiência poética e o ensaio “Atravessamentos”, uma série de imagens cujo processo reverbera as principais questões levantadas ao longo da pesquisa, em um diálogo de reciprocidade entre a teoria e a prática.
This thesis seeks to expand the discussion about the experience in the invention of photographic images, having as main reference the work of the French philosopher Gilbert Simondon. The research was built in a transductive way, in a theoretical and practical elaboration linked to a poetic practice, focusing on the process. The main hypothesis is that of an expanded understanding of the notion of image in photography, which involves mental and concrete aspects and a horizontal relationship between the artist and the camera as an element not restricted to its usefulness. It is based on the inventive process in art in analogy with the Simondonian individuation, from which the movement and flow of thought are highlighted, as support points for understanding both the discussion about the image and the discussion of the theory of the main author used in this research. The proposition of the term image-experience, directly linked to the inventive process of photographic images, is supported by the phases of Simondon's image cycle and used to specifically designate the existing mental images in an inventive process. The context of the invention is supported by the discussion of Simondon's technique and aesthetics, from which the artist's technoaesthetic experience as an inventor of new worlds is evidenced by the process of inventing photographic images. It presents an account of a poetic experience and the essay “Atravessamentos”, a series of images whose process reverberates the main questions raised during the research, in a reciprocal dialogue between theory and practice.
Esta tesis busca ampliar la discusión sobre la experiencia en la invención de imágenes fotográficas, teniendo como principal referencia la obra del filósofo francés Gilbert Simondon. La investigación se construyó de modo transductivo, en una elaboración teórica y práctica vinculada a una poética, con enfoque en el proceso. La hipótesis principal es una comprensión ampliada de la noción de imagen en la fotografía, que involucra aspectos mentales y concretos y una relación horizontal entre la artista y la cámara, que no se limita a su utilidad. Se basa en el proceso inventivo en el arte en analogía con la individuación simondoniana, de la que se destacan el movimiento y el flujo del pensamiento, como puntos de apoyo para comprender tanto la discusión sobre la imagen como la discusión de la teoría del autor principal utilizado en esta tesis. La proposición del término imagenexperiencia, directamente vinculado al proceso inventivo de imágenes fotográficas, se apoya en las fases del ciclo de la imagen de Simondon y se utiliza para designar específicamente imágenes mentales existentes en un proceso inventivo. El contexto de la invención está sostenido por la discusión de la técnica y la estética de Simondon, poniendo de relieve la experiencia tecnoestética de la artista como inventora de nuevos mundos por el proceso de invención de imágenes fotográficas. Presenta el relato de una experiencia poética y el ensayo “Atravessamentos”, una serie de imágenes cuyo proceso reverbera las principales cuestiones planteadas durante la investigación, en un diálogo de reciprocidad entre teoría y práctica.

Descrição

Palavras-chave

Imagem-experiência, Processo, Individuação, Invenção, Tecnoestética, Image-experience, Process, Individuation, Invention, Technoaesthetic, Imagen-experiencia, Proceso, Individuación, Invención, Tecnoestética

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