Publicação: A emergência dos territórios educativos: entre a sociedade dos indivíduos e a sociedade política
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Maia, Diego Corrêa 

Coorientador
Pós-graduação
Geografia - IGCE
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Estimado leitor, ficamos ansiosos com a vossa chegada até este trabalho e aguardamos que o possa contribuir com a reflexão sobre a natureza social do trabalho político-pedagógico escolar. Reflexão que perpassa a revisão do modo com que a economia política de Estado tem direcionado o trabalho pedagógico à formação do capital social, desenvolvendo modelos de educação por competências, bem como a educação compensatória. Aqueles dois modelos educacionais integram um amplo programa educacional, sendo amplamente utilizados no mundo ocidental há várias décadas. De modo a situar o estudo, realizamos uma breve revisão concernente à inspiração dos currículos escolares estruturados em série/ciclos segundo os princípios de disciplinamento, observando os significados da formação do indivíduo e da privatização da vida pública. De modo a superar a tradição disciplinar, situamos os sentidos políticos que revisem as pedagogias instrumentais, bem como a massificação individualizante produzida pela indústria cultural ao longo de nossa experiência capitalista. Superar tal quadro significa potenciar o debate político educacional com a teoria da ação comunicativa. Constituída a base teórica, buscamos compreender a proposição dos princípios de território educativo segundo a proposição de educação integral, consoante os Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador. Sendo estes analisados a partir da densidade e rugosidade instrumental e comunicativa, situando, inclusive, a densidade da externalidade. Verificamos que os dois modelos educacionais propõem realizar trabalhos díspares no meio educacional, com lógicas que se estranham, tendendo a outras funções que não sejam a contribuição ao pacto social ou a vida em sociedade. Esperamos que este trabalho seja também significativo a vós, leitor.
Resumo (inglês)
Dear reader, we look forward to the arrival of this work and hope that you can contribute to the reflection on the social nature of school political-pedagogical work. Reflection that goes through the revision of the way in which the political economy of the State has directed pedagogical work towards the formation of social capital, developing models of education by skills, as well as compensatory education. These two educational models are part of a broad educational program and have been widely used in the Western world for several decades. In order to situate the study, we carried out a brief review concerning the inspiration of school curricula structured in series / cycles according to the principles of discipline, observing the meanings of the formation of the individual and the privatization of public life. In order to overcome the disciplinary tradition, we situate the political senses that they review as instrumental pedagogies, as well as the individualizing massification, by the cultural industry throughout our capitalist experience. Overcoming this situation means enhancing the educational political debate with the theory of communicative action. Having constituted the theoretical basis, we seek to understand the proposition of the principles of educational territory according to the proposition of integral education, according to the More Education and Innovative High School Programs. These being analyzed from the instrumental and communicative density and roughness, including the density of externality. We found that the two educational models propose to carry out different jobs in the educational environment, with logics that are strange, tending to other functions than the contribution to the social pact or life in society. We hope that this work is also significant to you, the reader.
Descrição
Palavras-chave
Política-pedagógica, Ação comunicativa, Territórios educativos, Competências, Political-pedagogical, Communicative action, Educational territories, Competences
Idioma
Português