O eterno feminino em Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe e Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-01-19

Autores

Brauner, Débora Caroline

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente trabalho pretende estudar a representação do feminino nas obras Os sofrimentos do jovem Werther (Die Leiden des jungen Werther, 1774), do escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832), e em Dom Casmurro (1899), do escritor brasileiro Machado de Assis (1839- 1908) sob a perspectiva do eterno feminino. Apesar de haver uma distância temporal entre as obras e diferenças relativas ao contexto em que foram produzidas, em ambas ecoa o motivo do feminino que, embora se apresente de maneiras diversas e tortuosas, exerce função determinante para a composição das imagens que perpassam os dois romances com implicações para o ideário que envolve as obras. O eterno feminino se desdobra, em cada obra, como formas particulares de idealização da figura feminina diante dos dados da experiência cotidiana, e que denotam, por seu turno, opções estéticas e visões de mundo que traduzem contornos em os Sofrimentos do jovem Werther, próprios no ideário romântico e, em Dom Casmurro, com inclinação realista e crítica. Em ambos os romances o olhar sobre o feminino adquire notável relevância, sendo acompanhado pela presença de uma melancolia pulsante que leva os protagonistas a distintas atitudes, igualmente extremas. Nossos objetivos consistem em realizar uma leitura comparada das obras pautada na descoberta, para que seja possível a depreensão das particularidades existentes entre a perspectiva com que Werther, romântico e idealista, e Dom Casmurro, realista e pessimista, compreendem o mundo e se relacionam com o feminino, representado por Charlotte e Capitu, e como essas mulheres cristalizadas em suas próprias representações traduzem as orientações estéticas dos romances estudados.
This dissertation intends to study the representation of the feminine in the works The sorrows of Young Werther (Die Leiden des jungen Werther, 1774), by the german writer Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832), and Dom Casmurro (1899), by the brazilian writer Machado de Assis (1838-1908), under the perspective of the eternal feminine. Despite the time difference between the two pieces and the relative context differences in which they were written, both echo the feminine reason that, although present themselves in diverse and tortuous ways, exert decisive role for the composition of images that traverse both novels with implications for the ideology that involves both works. The eternal feminine unfolds itself, in each novel, as particular forms of feminism's figure idealization in the face of the daily life experience, that exhibit, in turn, aesthetic options and points of view that translate shapes in "The suffering of the young Werther", proper to a romance's ideology, and in "Dom Casmurro", with a critic and realistic inclination. In both romances the point of view about the feminine acquires a remarkable relevance, followed by the presence of a pulsating melancholy that leads the protagonists to different attitudes, equally extreme. Our goal is to realize a comparative reading based on discovery, to make possible the comprehension of existing singularities between the perspective of how Werther, a romantic idealist, and Dom Casmurro, a pessimist realist, comprehend the world and relate with the feminine, represented by Charlotte and Capitu, and how these crystallized women in their own representations translate the aesthetic orientations of the studied romances.
Die vorliegende Masterarbeit beschäftig sich mit den vertretenden weiblichen Figuren in den zwei sogenanten Werken, Die Leiden des jungen Werther (1774) des deutschen Schrieftsteller Johann Wolfgang von Goethe (1749 – 1832) und Dom Casmurro (1899) vom brasilianischen Schrieftsteller Machado de Assis (1839 – 1908) unter der Perspektive des ewigen Weiblichen. Trotz des Zeitliches- und der relativen Kontextunterschiede zwischen den Büchern, in denen sie geschrieben wurden, spiegeln beide das weibliche Motiv wider, die, obwohl sie sich auf vielfältige und gewundene Weise präsentiert wird, spielt eine entscheidende Rolle für die Kompositen von Bildern, die beiden Romanen mit Implikationen für durchqueren die Ideologie beinhaltet. Das ewige Weibliche verlegt sich auf jedem Roman als besondere Form der Idealisierung der Figur des Feminismus angesichts der täglichen Lebenserfahrung, die erneute ästhetische Optionen und Ansichten der Welt aufweisen, die die Formen in „Die Leiden des jungen Werther“übersetzen, passend zur Ideologie einer Romane, und in „Dom Casmurro“ mit kritischer und realistischer Neigung. In den beiden Romanen bekommt der Standpunkt über das Weibliche eine bemerkenswerte Relevanz, gefolgt von einer schlagenden Melancholie, die die Hauptfiguren zu unterschiedlichen Einstellungen füllt, die gleichermaβen extrem sind. Unsere Ziele sind es, ein vergleichendes Lesen auf der Entdeckung basierenden Werke zu realisieren, um die Besonderheiten und Singularitäten, die zwischen der Perspektive mit der Werther zu bestehen, ein Romantischer und Idealist und Dom Casmuro, ein Pessimistischer und Realist, wie sie die Welt verstehen und sich auf das dargestellte weibliche Welt beziehen, durch Charlotte und Capitu, und wie diese Frauen in ihren eigenen Darstellungen kristallisierten, übersetzen die ästhetischen Orientierung der untersuchten Romane.

Descrição

Palavras-chave

Literatura comparada., Romance do século XIX, Representações do feminino., Comparative literature, Romance of the century XIX, Representations of the feminine

Como citar