Hamlet de Stanislávski e Craig: o drama dos bastidores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-11-17

Autores

Dias, Edilaine [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
A presente pesquisa propõe estudar o processo de criação do espetáculo Hamlet, de William Shakespeare, pelo Teatro de Arte de Moscou; espetáculo apresentado em 1912, icônico por suas inovações técnicas e cenográficas. Contraditório em suas tendências artísticas, nascidas do encontro criativo entre Konstantin Stanislávski e Edward Gordon Craig, a obra exemplifica a confluência (e o choque) entre o naturalismo e o simbolismo, duas correntes artísticas das mais dominantes no século XX. Através da análise desse encontro ímpar na perspectiva da encenação, buscaremos estabelecer a discussão sobre estéticas teatrais, questionando a distinção entre as linhas de cunho ilusionista e as linhas mais teatralistas, tendo nos dois diretores o nascedouro de duas vertentes específicas tanto em relação ao lugar da interpretação, quanto aos demais elementos da cena.

Descrição

Palavras-chave

Stanislavski, Konstantin, 1863-1938, Craig, Edward Gordon, 1872-1966, Teatro - História e crítica, Representação teatral, Teatro - Séc. XX, Theater - 20th century

Como citar

DIAS, Edilaine. Hamlet de Stanislávski e Craig: o drama dos bastidores. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arte - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.