Os Povos indígenas da mata Atlântica e propostas para o ensino de educação ambiental

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Data

2019

Autores

Fabiano, Giovanna Carolina [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The main objective of this study was to raise the knowledge of the target audience about the theme of the indigenous peoples of the Atlantic forest and suggest topics for teaching. Another specific objective was the creation of the blog Cantinho da Visibilidade Indígena (Indigenous Visibility Corner), aimed at disseminating indigenous issues, from indigenous sources, since they currently use media to disseminate themselves (their struggles, their culture, origins etc.) due to the technological expansion, besides the suggestions coming from the questionnaire. The methodology was based on a bibliographical review and application of an online questionnaire, whose target audience were university students, teachers of the educational network and general public, published in social networks (Facebook, Instagram, WhatsApp). Most interviewees are in university education and they said they know the relationship between indigenous peoples and forests and know that there are indigenous peoples in the State of São Paulo. 90.6% said they are curious to learn more about indigenous peoples and would like to know more topics such as location, geographic distribution, social conditions, education, techniques, culinary, world conceptions, history, languages, crafts, daily life, influence in our culture. It is expected that by disseminating such information in a free space on the internet in a language accessible to diverse ages, the process of understanding between societies will be easier and over time will grow recognizing the voice of the people through technology as well. Finally, it is believed that the education of environmental education associated with social issues is privileged with such a proposal, because gathering information in a free place can facilitate the explanation about certain indigenous people
O presente trabalho teve como objetivo principal levantar o conhecimento do público-alvo acerca da temática dos povos indígenas da mata atlântica e sugestão de temas para o ensino. Outro objetivo específico foi a elaboração do blog Cantinho da Visibilidade Indígena visando difundir as questões indígenas, de fontes, inclusive dos próprios indígenas, uma vez que atualmente, os mesmos utilizam meios midiáticos para se auto divulgarem (suas lutas, sua cultura, origens etc.) devido à expansão tecnológica, além das sugestões advindas do questionário. A metodologia esteve baseada em revisão bibliográfica e aplicação de questionário online, cujo público-alvo foram estudantes universitários, professores da rede de ensino e público em geral, divulgado em redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp). A maioria dos entrevistados estão em ensino universitário e disseram conhecer a relação entre povos indígenas e florestas e sabem que existem povos indígenas no Estado de São Paulo. 90,6% disseram que tem curiosidade em aprender mais sobre os povos indígenas e gostariam de saber mais temas como localização, distribuição geográfica, condições sociais, educação, técnicas, culinária, concepções de mundo, a história, línguas, artesanato, cotidiano, influência em nossa cultura. Espera-se que divulgando tais informações em um espaço livre na internet, em uma linguagem acessível para diversas idades, o processo de compreensão entre as sociedades seja mais facilitado e com o tempo cresça reconhecendo a voz dos povos através também da tecnologia. Por fim, acredita-se que o ensino de educação ambiental associado a assuntos sociais seja privilegiado com tal proposta, pois reunir informações em um local livre pode facilitar a explanação sobre determinadas indígenas

Descrição

Palavras-chave

Educação ambiental, Ensino, Mata Atlântica - Nativos

Como citar

FABIANO, Giovanna Carolina. Os Povos indígenas da mata Atlântica e propostas para o ensino de educação ambiental. 2019. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Campus Experimental de Ourinhos, 2019.