Os contos de fadas como mediadores na construção da moralidade em crianças da educação infantil

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Data

2018-11-20

Autores

Souza, Juliana Damasceno e [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

At the moment a person chooses to read to a child, it must be borne in mind that it is not enough to oralize written history without first having a moment of reflection and personal study about which goals we want to achieve in relation to the reading. This research aims to provide the professional and non-educational reader with an awareness, enabling them to discover a pedagogical function aimed at the development of children's morality, through the answer of the problem question of the present work: Fairy Tales can be characterized as mediators in the construction of morality in children's Early Childhood Education? To this end, how should they be used by teachers? The referred research is a qualitative case study, being appropriate when the researcher has low control of the situation, that is inserted in a social context and is concerned with the understanding of a phenomenon, in this way, the objectives surround between verifying the possible use of Fairy Tales as mediators in the construction of moral autonomy in children's Early Childhood Education and to know and analyze the conception of a teacher about fairy tales as possible mediators in the moral development of the students. When you keep in mind Fairy Tales as instruments and all the achievements it could conquer, you must use them at appropriate times, such as before, during, or after the reading.. The present paper shows it can be used as mediators in the moral development of children, realizing, when carried out with specific goals and proper planning, can assist in the development of interpretation and in the critical capacity of children, in addition to contribute to social and moral constructions
A partir do momento em que uma pessoa escolhe ler para uma criança, deve-se ter em mente que não basta simplesmente oralizar a história escrita, sem antes ter um momento de reflexão e estudo pessoal, sobre quais objetivos se quer alcançar com certa leitura. Cabe a esta pesquisa fornecer ao leitor profissional ou não da educação, uma tomada de consciência, possibilitando que descubra uma função pedagógica voltada ao desenvolvimento da moralidade infantil, por meio da resposta da questão problema do atual trabalho: Os Contos de Fadas podem se caracterizar como mediadores na construção da moralidade em crianças da Educação Infantil? Para tanto, como devem ser utilizados pelos professores?. A pesquisa realizada é um estudo de caso de caráter qualitativo, sendo adequada quando o pesquisador possui baixo controle da situação, que esta inserida em um contexto social e se preocupa com a compreensão de um fenômeno, dessa forma, os objetivos circundam entre verificar a possível utilização dos Contos de Fadas enquanto mediadores na construção da autonomia moral em crianças da Educação Infantil e conhecer e analisar a concepção de uma professora sobre os contos de fadas como possíveis mediadores no desenvolvimento moral dos alunos. Quando se tem em mente à proporção que os Contos de Fadas enquanto instrumentos, podem atingir em relação ao desenvolvimento moral, deve utiliza-los em momentos propícios a tais discussões, como, antes, durante, ou após o momento da roda de leitura. Afirma-se com esse trabalho que os Contos de Fadas podem sim ser utilizados como mediadores no desenvolvimento moral das crianças, desde que se tenha consciência que a contação de histórias, quando realizada com objetivos específicos e planejamento adequado, pode auxiliar no desenvolvimento da interpretação e na capacidade crítica das crianças, além de contribuir para construções sociais e morais

Descrição

Palavras-chave

Crianças, Contos de fadas, Educação de crianças, Ética, Fairy tales

Como citar

SOUZA, Juliana Damasceno e. Os contos de fadas como mediadores na construção da moralidade em crianças da educação infantil. 2018. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2018.