A educação física escolar e a inteligência emocional na perspectiva de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-11-09

Autores

Simonetti, Thaynara Mattiazzo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This investigation aims to scrutinize the understanding about the concept of emotional intelligence among teachers from private and public schools of Bauru, São Paulo, as well as examine the feasibility of such in Physical Education classes of Elementary (Primary) Schools. The research is qualitative in nature and based on the analysis of nine semi-structured interviews of teachers from both private and public schools. Grounded by solid theoretical framework and after careful interview's analysis, one can conclude that teachers lack fundamental knowledge regarding emotional intelligence since their undergraduate studies. Nevertheless, they were successful developing links between the theory and their professional praxis, understanding the need of careful and constant intervention to develop this capability in their pupils. Accordingly, one can conclude that teachers promote feeble reflections about scattered topics of emotional intelligence, but without a mindful ending. They often do that aiming to promote more congenial relationships among students and, herewith, keep their planning fruitful. Teacher may be empowered so they that they can effective foster students' emotional intelligence
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o conhecimento sobre o conceito de inteligência emocional e as potencialidades de inclusão do tema nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental (anos iniciais), na perspectiva de professores de escolas públicas e privadas de Bauru - SP. A investigação é de natureza qualitativa e baseia-se na análise de entrevistas semiestruturadas feitas com nove professores das redes pública (âmbito municipal e estadual) e privada. Com a análise das entrevistas e discussão do referencial teórico, constata-se que os professores não tiveram a presença da teoria da inteligência emocional em sua formação. Apesar disso, conseguem fazer relações entre a teoria e sua prática profissional, reconhecendo os benefícios de uma intervenção consciente para um desenvolvimento da inteligência emocional em seus alunos. Conclui-se, portanto, que para promover uma relação harmoniosa entre as interações humanas e poderem prosseguir com suas aulas, os professores fazem reflexões acerca dos ramos da inteligência emocional, mas sem que tenha um fim nela mesma. É preciso investir na formação continuada dos professores para que possam propiciar um desenvolvimento mais conciso da inteligência emocional em seus alunos

Descrição

Palavras-chave

Inteligência emocional, Educação fisica, Ensino fundamental

Como citar

SIMONETTI, Thaynara Mattiazzo. A educação física escolar e a inteligência emocional na perspectiva de professores. 2019. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2019.