A dança como estratégia de ensino e seu potencial pedagógico na pré-escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Viana, Rafaela Cristina Vieira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In this work, we investigate how the movement can enhance the learning of pre-school children, as it is part of the teaching strategy, enabling the formation of their identity, personality and self-image and not isolated moments of cultural presentations. In order to fulfill this purpose, we will make a qualitative research, using the bibliographical survey in books, academic articles and documents related to the legislation pertinent to age and subject matter. It is observed that the dance is precisely the starting point of a didactic proposal: the sensitization of the body in the preschool, of being as a whole, as a basis for the perception of the knowledge of the world. The educator must be aware that in addition to transmitting a series of school contents, he is also the transmitter of a whole body and affective culture, which is related to the context and the specific environment in which he lives. Emotions and feelings, as well as the way of perceiving and expressing them, all belonging to the sphere of the personal intimacy of the subject, is also learned and determined socially and culturally. So when we adopt strategies related to dance, we will be improving the inventive, imaginative capacity for adaptation and divergent thinking and, ultimately, for children's creativity
Neste trabalho, investiga-se como o movimento pode potencializar o aprendizado das crianças da pré-escola, à medida que fizer parte da estratégia de ensino, possibilitando a formação de sua identidade, personalidade e autoimagem e não de momentos isolados de apresentações culturais. Para cumprir com esse propósito, faremos uma pesquisa qualitativa, utilizando-nos do levantamento bibliográfico em livros, artigos acadêmicos e documentos relativos à legislação pertinentes a faixa etária e a temática. Constata-se que a dança é precisamente o ponto de partida de uma proposta didática: a sensibilização do corpo na pré-escola, do ser em seu conjunto, como base para a percepção do conhecimento do mundo. O educador deve ser consciente de que para além de transmitir uma série de conteúdos escolares, é também transmissor de toda uma cultura corporal e afetiva, que está em relação com o contexto e o ambiente específico no qual viva. As emoções e sentimentos, bem como a forma de percebê-los e expressá-los, tudo isso pertencente à esfera da intimidade pessoal do sujeito, também se aprende e está determinado social e culturalmente. Por isso quando se adota estratégias relacionadas à dança, estaremos melhorando a capacidade inventiva, imaginativa, para a adaptação e o pensamento divergente e, em definitivo, para a criatividade das crianças

Descrição

Palavras-chave

Dança na educação, Dança, Crianças, Aprendizagem, Educação de crianças, Educação pre-escolar

Como citar

VIANA, Rafaela Cristina Vieira. A dança como estratégia de ensino e seu potencial pedagógico na pré-escola. 2018. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.