A prática pedagógica na educação infantil: 0 aos 5 anos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Viglio, Giovanna Reis [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
O trabalho de conclusão de curso a seguir trata-se de uma pesquisa que feita no campo da educação infantil, onde se buscou estudar sobre a complexidade da prática pedagógica na idade dos 0 aos 5 anos. O objetivo desse estudo foi compreender a prática pedagógica na educação infantil e como o professor constrói sua prática frente aos desafios desta faixa etária, voltando o olhar para o desenvolvimento infantil e para a formação dos professores, acentuando a constituição dos saberes docentes que são necessários para se tornar um bom profissional. Essa pesquisa teve uma abordagem qualitativa e uma perspectiva bibliográfica, se utilizando das bases CAPES, Scielo e Google Acadêmico, no período entre 1996 a 2017. Trazendo como objetivo, a compreensão da prática construída frente aos desafios do trabalho pedagógico para a idade de 0 a 5 anos. A teoria que referencia os escritos será a sócio-interacionista, a partir da visão de Vygotsky, buscando, também, conhecer como Piaget e Wallon veem o desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de vida. As análises apontaram que muito se avançou nas práticas pedagógicas desse nível de ensino, no entanto, muito ainda tem que de se avançar, especialmente no que tange à formação do professor

Descrição

Palavras-chave

Educação - Estudo e ensino, Educação de crianças - 1996-2017, Crianças - Desenvolvimento, Professores - Formação

Como citar

VIGLIO, Giovanna Reis. A prática pedagógica na educação infantil: 0 aos 5 anos. 2018. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.