Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

A literatura brasileira no processo de ampliação da leitura de mundo por jovens e adultos em salas de EJA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Not available

Resumo (português)

O trabalho desenvolvido tem como objetivo compreender quais contribuições que textos literários, em especial, a obra da literatura brasileira Vidas Secas, de Graciliano Ramos, traz para a educação de jovens e adultos, pessoas em processo de aquisição de leitura e escrita. O delineamento teórico - metodológico da pesquisa deu-se pela busca da compreensão do que vem a ser leitura e escrita para essas pessoas, concomitante à compreensão da potencialidade da literatura para o desenvolvimento das práticas da leitura e escrita como produção da leitura de mundo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, iniciando com reflexões autobiográficas compostas por memórias resgatadas, pela autora. Na sequência, o aprofundamento do estudo elege como fonte material de análise artigos científicos nacionais levantados, disponíveis na base Scientific Electronic Library Online (SciELO), produzidos nos últimos cinco anos. A escolha por obras da literatura brasileira é devida a que, muitas vezes, é dada ênfase a textos com autorias estrangeiras acarretando o esquecimento da diversidade literária do nosso próprio país. Entre as obras da literatura brasileira podem ser encontradas características próprias do povo brasileiro, podendo levar as pessoas jovens e adultas a se identificarem com os personagens dessas narrativas, de modo a ampliar sua leitura do mundo no qual se inserem

Descrição

Palavras-chave

Literatura brasileira, Leitura, Leitura (Educação de adultos), Jovens, Adulto, Educação de adultos, Escrita, Educação

Idioma

Português

Citação

PASSOS, Sandra Rosimar. A literatura brasileira no processo de ampliação da leitura de mundo por jovens e adultos em salas de EJA. 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação