Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança na educação infantil

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Data

2018

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

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O presente trabalho tem como proposta abordar a importância da literatura infantil no processo de desenvolvimento cognitivo da criança, já nos primeiros anos de vida. A literatura infantil é um instrumento relevante desde a educação infantil, pois ela abre portas para o universo da imaginação, estimulando a criança desde cedo a criar o hábito pela leitura prazerosa, ampliando seus saberes de forma significativa e o papel do professor como modelo é fundamental. O objetivo dessa pesquisa é apresentar um breve histórico da literatura infantil e refletir acerca das contribuições da literatura no desenvolvimento do processo educativo da criança, na educação infantil. Como espaço de formação navega, também, pela vida e obras da renomada autora de literatura infantil brasileira, Ruth Rocha, propondo uma aventura da leitura para a professora em formação. Quanto à metodologia utilizada é de natureza qualitativa, sendo desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica exploratória, utilizando a base de dados da SciELO e também periódicos de duas revistas, foi possível notar a escassez de artigos relacionados a essa grande autora da literatura infantil brasileira. Contudo através do trabalho desenvolvido, foi possível concluir que a literatura infantil é um processo relevante no desenvolvimento da criança, trazendo inúmeras contribuições cognitivas para os indivíduos dessa faixa etária

Descrição

Palavras-chave

Rocha, Ruth 1931, Literatura infantojuvenil, Crianças - Desenvolvimento, Educação de crianças, Leitura, Professores - Formação

Como citar

SANTOS, Adrielle Geraldini dos. Contribuições da literatura infantil no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2018. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.