Permanência estudantil no ensino superior: análise comparativa das universidades estaduais de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-12-11

Autores

Machado, Isadora [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
O presente trabalho busca analisar as concepções de permanência estudantil das instituições públicas estaduais de ensino superior de São Paulo, de modo a perceber como essas são efetivadas e quais os seus mecanismos reguladores. Procura-se compreender quais os conceitos que predominam sobre a temática e quais as relações entre a permanência estudantil e os sujeitos socioeconomicamente vulneráveis no ensino superior, de forma a determinar a efetivação da primeira e as particularidades de cada instituição estudada, além de refletir-se sobre a democratização do acesso no ensino superior. O estudo se desenvolverá por meio de metodologia qualitativa, tendo por base revisão bibliográfica e análise de regulamentações e documentos oficiais produzidos por cada uma das instituições analisadas

Descrição

Palavras-chave

Estudantes universitarios, Estudantes - Auxílio financeiro, Ensino superior, Universidades e faculdades publicas, Democratização da educação, São Paulo (Estado)

Como citar

MACHADO, Isadora. Permanência estudantil no ensino superior: análise comparativa das universidades estaduais de São Paulo. 2018. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.