Publicação: Contribuições da obra literária na constituição dos saberes e na formação de um biólogo educador
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Data
Autores
Orientador
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBRC
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
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Resumo (português)
Partindo do pressuposto que as práticas de leitura podem contribuir para a formação educacional, cultural, social e política, é possível admitir que a leitura possui potencial transformador. Quando consideramos a sociabilidade do homem, admitimos que com ela vem a possibilidade da troca de conhecimento. Partindo da premissa de que a formação do indivíduo se encontra nas experiências vividas, este projeto propõe um estudo que busca correlacionar literatura com o ensino e o aprendizado de biologia. Para tanto, usando das possibilidades de minha atuação profissional, enquanto servidor público, foi levado a 10 famílias de um bairro Limeirense, o Parque Hipólito localizado na cidade de Limeira - SP, o convite para realização de encontros literários, inspirados em procedimentos das tertúlias. Na ocorrência dos encontros, foram levantados elementos, a partir da manifestação das pessoas participantes, acerca do que é a leitura em sua vida cotidiana, correlacionando, sempre que possível, diferentes áreas do saber científico aos saberes postos, usualmente, como senso comum. Elegendo como disparador o livro Vidas secas, de Graciliano Ramos, e a partir da manifestação das pessoas participantes, acerca do que é a leitura em sua vida cotidiana, foram levantados e discutidos elementos que contribuem para a produção de saberes, e que ampliem a visão de mundo dos participantes, neste caso, saberes que relacionam conteúdos de biologia e vida cotidiana. Ao todo foram realizados três encontros com duração de duas horas, os quais ocorreram em 12, 19, e 26 de setembro de 2017. Ao longo desses três encontros as participantes foram capazes não apenas de reconhecer, mas também, de identificar seus próprios saberes como base de conhecimento científico. Sendo assim, conclui-se que as práticas de leitura podem ser potencializadas quando associadas com a interação entre diferentes pessoas através da troca de experiência...
Descrição
Palavras-chave
Literatura, Educação, Professores - Formação, Biologia, Leitura
Idioma
Português
Como citar
GOMES, Leonardo Henrique. Contribuições da obra literária na constituição dos saberes e na formação de um biólogo educador. 2018. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.