Publicação: Os reformadores empresariais e as políticas educacionais: análise da influência do Movimento Todos pela Base Nacional Comum no processo de construção da BNCC
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Data
2018-10-11
Autores
Orientador
Borghi, Raquel Fontes 
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Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Geografia - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto
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Resumo
Resumo (inglês)
The purpose of this study is to analyze the influence of business reformers on education through the activities of the Movimento Todos com Base Nacional Comum in the process of creating the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Therefore,were realized documentary analyzes of the Base document, bibliographic reviews about the curriculum, and the exploitation of the materials produced by these social subjects that are part of the aforementioned movement, such as the systematic investigation of their site. Thus identifying the discourses present in these documents and their real intentions. The results show that the business reformers who are based on the ideas of curricular narrowing are actually interested in the various fields of action that are opened with the BNCC, such as the production of guides for the implementation of the base; the production of teaching support materials (textbooks, lesson plans, websites with previously formulated content, etc.); external evaluations; the initial and continuing training of teachers, among others. Encouraging the creation of Brazilian educational policies in order to be able to offer the solutions to educational problems
Resumo (português)
O presente trabalho tem como intuito analisar a influência do empresariado na educação através das atuações do Movimento Todos pela Base Nacional Comum no processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, foram realizadas análises documentais do documento da Base, revisões bibliográficas acerca do currículo, além da exploração dos materiais produzidos por esses sujeitos sociais que compõem o movimento supracitado, como a investigação sistemática de seu site. Identificando assim, os discursos presentes nestes documentos e suas reais intenções. Os resultados evidenciam que os reformadores empresariais que se apoiam nas ideias do estreitamento curricular, na verdade estão interessados nos diversos campos de atuação que se abrem com a efetuação da BNCC, como a produção de guias para a implementação da base; a produção de materiais de apoio ao ensino (livros didáticos, planos de aula, sítios na internet com conteúdos previamente formulados, etc.); avaliações externas; a formação inicial e continuada de professores, dentre outros. Incitando a criação de políticas educacionais brasileiras para com isso, poder ofertar as soluções para os problemas educacionais
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CÓSTOLA, Andresa. Os reformadores empresariais e as políticas educacionais: análise da influência do Movimento Todos pela Base Nacional Comum no processo de construção da BNCC. 2018. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2018.