Publicação: O feminismo na universidade: proposta de manual de comunicação para o coletivo Aya
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Data
Autores
Orientador
Luvizotto, Caroline Kraus 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social – FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
In this work we present an analysis on the presence of social movements inside the University, more specifically on the presence of feminism inside Unesp Bauru through the AYA Collective. The Feminist Movement, a social movement that in Brazil began to influence in 1922, and since then has become part of the reality of women, directly or indirectly. From the demands of the movement, the AYA Collective emerged, a space reserved for the students of Unesp Bauru to seek shelter and knowledge in the University. Even using social networks, its effectiveness is very low and ends up not reaching the potential needed to help the collective. Based on a participant research done with the founders and students who participate regularly or not in the collective, problems were identified in the internal and external communication, and based on these problems, a communication manual was elaborated so that they could be solved. Until the completion of this work, the manual had not yet been implemented, but was planned to broaden the participants' engagement from a direction to optimize the use of networks so that the actions within them reflect a greater engagement in actions offline. From all the analysis and study it was possible to conclude that, despite having an online presence and engagement, the involvement of the participants also depends on external factors such as their social and academic life.
Resumo (português)
Neste trabalho apresentamos uma análise sobre a presença de movimentos sociais dentro da Universidade, mais especificamente sobre a presença do feminismo dentro da Unesp Bauru através do Coletivo AYA. O Movimento Feminista, movimento social que no Brasil começou a ter influência a partir de 1922, e desde então vem se tornando parte da realidade das mulheres, direta ou indiretamente. A partir das demandas do movimento, surgiu o Coletivo AYA, espaço reservado para que as alunas da Unesp de Bauru buscassem abrigo e conhecimento dentro da Universidade. Mesmo usando as redes sociais, sua efetividade é muito baixa e acaba não atingindo o potencial necessário para ajudar o coletivo. A partir de uma pesquisa participante, feita com as fundadoras e alunas que participam regularmente ou não do coletivo, foram identificados problemas na comunicação interna e externa, e com base nesses problemas, foi elaborado um manual de comunicação para que fossem resolvidos. Até a finalização desse trabalho, o manual ainda não havia sido aplicado de fato, porém foi planejado para ampliar o engajamento das participantes a partir de um direcionamento para a otimização do uso das redes para que as ações dentro delas refletissem em um maior engajamento nas ações off-line. A partir de toda a análise e estudo foi possível concluir que, apesar de ter uma presença e engajamento online, o envolvimento das participantes depende também de fatores externos como sua vida social e acadêmica.
Descrição
Palavras-chave
Feminismo, Movimentos sociais, Comunicação - Manuais, guias, etc, Grupos de ajuda mútua, Feminism
Idioma
Português
Como citar
BEGIATO, Aline Fernanda. O feminismo na universidade: proposta de manual de comunicação para o coletivo Aya. 2018. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.