Perspectivas de alunos e professores sobre as aulas livres na educação física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-11-11

Autores

Gonçalves, Mariane Alves da Corte [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Physical Education has coexisted with the terms free classes both in daily school life and in academic research. The concern with this theme seems to have gained evidence when the area assumed that it involved a dimension not only of doing in class, but of knowing with this doing and a knowledge built by the relationships between students. This reconfiguration, by broadening the contents of the classes and also their focuses - with also theoretical classes - implied changes in the classes, bringing resistance from the students and reducing the number of participants in them. To minimize this conflict, many teachers ended up making arrangements with students so that they would participate in the activities and then be contemplated with free classes. Thus, the objective of this research was to investigate the perspectives of students and teachers about free classes in Physical Education. The research was characterized by an exploratory study, using as a collection technique the semi-structured interview and observations. Twenty-eight students participated in the study: 21 from elementary school II (6th and 7th years), seven from high school (2nd year) and two Physical Education teachers who worked in these school years. The results allowed us to group the data into three categories of analysis: 1. Reason for the occurrence of free classes and their frequency; 2. Structure of the free classes and the relationship that students establish; 3. Implications of free classes in the student learning process. We found in the study a demonstration of how much this theme still needs further research, since it is transiting in a complex universe that involves the particularity of the Physical Education curriculum component in school
A Educação Física tem convivido com os termos aulas livre tanto no cotidiano escolar quanto nas investigações acadêmicas. A preocupação com este tema parece ter ganhado evidência quando a área assumiu que envolvia uma dimensão não só do fazer nas aulas, mas do saber com este fazer e um saber construído pelas relações entre os alunos. Essa reconfiguração, por ampliar os conteúdos das aulas e também seus focos - com aulas também teóricas - implicou em mudanças nas aulas, trazendo resistências por parte dos estudantes e diminuindo o número de participantes nas mesmas. Para minimizar este conflito, muitos professores acabavam fazendo acordos com os alunos, de modo que estes participassem das atividades e depois fossem contemplados com aulas livres. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar as perspectivas de alunos e professores sobre as aulas livres na Educação Física. A pesquisa se caracterizou por um estudo exploratório, utilizando como técnica de coleta a entrevista semiestruturada e observações. Participaram do estudo 28 alunos, sendo 21 do ensino fundamental II (6º e 7º anos), sete do ensino médio (2º ano) e dois professores de Educação Física que atuavam nesses anos escolares. Os resultados nos permitiram agrupar os dados em três categorias de análises: 1. Motivo de ocorrência das aulas livres e sua frequência; 2. Estrutura das aulas livres e a relação que os alunos estabelecem; 3. Implicações das aulas livres no processo de aprendizagem dos alunos. Constatamos no estudo uma demonstração do quanto esta temática ainda carece de mais pesquisas, uma vez que ela se mostra transitando em um universo complexo que envolve a particularidade do componente curricular Educação Física na escola

Descrição

Palavras-chave

Educação fisica, Estudantes do ensino de segundo grau, Estudantes do ensino fundamental, Professores de educação fisica

Como citar

GONÇALVES, Mariane Alves da Corte. Perspectivas de alunos e professores sobre as aulas livres na educação física. 2019. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2019.