Relações de gênero na educação física escolar: uma análise do conteúdo atividades rítmicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-11-11

Autores

Rodrigues, Giovanna Oliveira [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study seeks to analyze and search through a qualitative research, with the meanings attributed by male and female students of the 9th grade of elementary school of a state public school in Bauru - SP, from an analysis with the history of activities in the school's Physical Education, proposed in the São Paulo State Curriculum. Twenty-eight participants took part in the survey, who obtained permission from their guardians to collaborate with a survey. The teaching and learning process lasted 12 meetings. The activities were proposed and developed with the school Physical Education teacher. To collect data, we used three methods: class design questionnaire, class diary and interview. Data were collected and discussed based on studies correlated with the proposed theme. With an analysis of emerging data, two categories were set: equal participation, which can reflect and understand how gender relations are considered in Physical Education classes, and there was new content for students to learn, which was possible as the students meant as rhythmic activity classes. It concluded that the classes on this theme enable or improve the repertoire of body movement culture, contributing to the possibilities within the school's Physical Education, since the theme is accepted by students
Este estudo busca analisar e investigar através de uma pesquisa de cunho qualitativo, os significados atribuídos por estudantes do gênero masculino e feminino do 9º do ensino fundamental de uma escola pública estadual de Bauru - SP, a partir de uma intervenção com o conteúdo atividades rítmicas na educação física escolar, proposto no Currículo do Estado de São Paulo. Participaram da pesquisa 28 discentes que obtiveram autorização de seus responsáveis para colaborar com a pesquisa. O processo de ensino e aprendizagem teve duração de 12 encontros. As atividades foram propostas e desenvolvidas de forma conjunta com a professora de Educação Física da escola. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos: questionário para delineamento da turma, diário de aula e entrevista. Os dados foram coletados e discutidos com base em estudos correlacionados com o tema proposto. Com a análise dos dados emergiram duas categorias: participação igualitária, que nos permitiu refletir e compreender as relações de gênero existentes nas aulas de educação física e ai chegou um conteúdo novo pra gente aprender que nos possibilitou compreender como os/as discentes significaram as aulas de atividades rítmicas. Conclui-se que as aulas dessa temática possibilitam o enriquecimento do repertório da cultura corporal de movimento, contribuindo para as possibilidades dentro da educação física escolar uma vez que a temática foi aceita pelos/as discentes

Descrição

Palavras-chave

Educação fisica, Exercícios físicos, Relações de gênero

Como citar

RODRIGUES, Giovanna Oliveira. Relações de gênero na educação física escolar: uma análise do conteúdo atividades rítmicas. 2019. 40 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2019.