Livro ilustrado: um estudo de palavras, imagens e memória

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Data

2019-11-29

Autores

Tonussi, Maria Luiza Ramos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The illustrated children's book has as main characteristic the integration of two languages, verbal and visual, in which the dynamics provided by text and image causes an particular effect on each reader. In order to have a proporcional reading to the unique relation of these two languages, it is necessary from the readers a visual repertory. Therefore, using the concept of art/education and the theory of reading images by Ana Mae Barbosa (2010), the production of a illustrated children's book based on the tale A Discussão dos Dedos by Eurico Ramos, grandfather of the proposing researcher, was developed, so the artistic production of the book could make visible the importance of the exercise of remembering from the perspective of memory retrieval, promoting, as the art/education, the possibility of forming the feeling of collective and individual identity in the students. This project uses bibliographic references in order to define fundamental concepts for the execution of the research, as the concept of illustrated book, childhood, art/education and lastly the aspects connected to the mnemic. Furthermore, elaborates two proposals of art/education, presented and theorized from the Abordagem Triangular by Barbosa (2010). Lastly, the illustrated book, shows up as a tool of retrieving memories, providing the oportunity of accessing these memories and creating new narratives
O livro ilustrado infantil tem como característica principal a integração de duas linguagens, a verbal e a visual, no qual as dinâmicas proporcionadas pelo texto e imagem causam um efeito particular em cada leitor. Para que haja uma leitura proporcional à relação única destas duas linguagens, é necessário um repertório visual do leitorado. Desta forma, utilizando o conceito de arte/educação e da teoria de leitura de imagem de Ana Mae Barbosa (2010), desenvolveu-se a produção de um livro ilustrado infantil do conto A Discussão dos Dedos de Eurico Ramos, avô da pesquisadora proponente, de modo que a produção artística do livro visibilize a importância do exercício da lembrança a partir da perspectiva do resgate de memórias, promovendo, assim como a arte/educação, possibilidade da formação do sentimento de identidade coletiva e individual nos educandos. Este trabalho utiliza referências bibliográficas com o intuito de definir conceitos fundamentais para a execução da pesquisa, tais como o conceito de livro ilustrado, de infância, arte/educação e, por último, aspectos ligados ao mnêmico. Ademais, busca elaborar duas propostas de arte/educação, apresentadas e teorizadas a partir da Abordagem Triangular de Barbosa (2010). Por fim, o livro ilustrado, carregado de memórias, mostra-se como uma ferramenta de resgate das mesmas, proporcionando para outros, a oportunidade de acessar estas memórias e criar novas narrativas

Descrição

Palavras-chave

Livros ilustrados, Arte e educação, Ilustração de livros, Memória, Illustration of books

Como citar

TONUSSI, Maria Luiza Ramos. Livro ilustrado: um estudo de palavras, imagens e memória. 2019. 115 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2019.