Solo e bioturbação como ferramentas de avaliação da degradação em pastagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Autores

Mendes, Vinícius [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
Um solo degradado sofre perda total ou parcial da sua capacidade de sustentação, comprometendo o crescimento de plantas e outros organismos. Macro e microrganismos sendo dependentes diretos das condições físicas e químicas do solo podem ter suas comunidade drasticamente alteradas. Essa queda na comunidade pode resultar na perda de nutrientes. Ou seja, o processo de detrição feito por macrorganismos diminui e em consequência a mineralização, feito pelos microrganismos, também diminui, acarretando numa menor absorção de nutrientes pelas plantas. Sendo o solo composto por domínios funcionais, alguns organismos se enquadram nesses domínios como engenheiros modificando o meio e alterando a disponibilidade de recursos para outras espécies. As minhocas, por exemplo, constroem galerias através de seu movimento translocando os microrganismos, aumentando o espaço para escoamento da água etc. Já os cupins, quando presentes, constroem murundus que resultam em ilhas ecológicas que, crescendo gradualmente de tamanho, podem ser considerados pontos chave para o início de um processo de restauração. Um ambiente degradado deixa de abrigar essa fauna, tornando o solo pobre tanto em nutrientes quanto em biodiversidade. O presente estudo visa entender o grau de degradação do solo no assentamento PDS Santa Helena, localizado no município de São Carlos/SP, através de dados químicos e análise da bioturbação, propondo um meio de recuperação da biodiversidade perdida. Sendo assim, amostras de solo foram coletadas em cinco pontos e em cada ponto o solo foi coletado em duas profundidades (0-30cm e 30-60cm), posteriormente, as amostradas foram analisadas em laboratório; também foram feitas fotomicrografias para o estudo da bioturbação. Os pontos tratados apresentaram um solo quimicamente mais fértil em relação ao ponto controle devido a possível introdução de insumos nesses locais, porém o controle apresentou indícios de...

Descrição

Palavras-chave

Solos, Pastagens, Solos - Degradação, Biodiversidade, Assentamentos rurais, Biodiversidade - Conservação, Florestas - Restauração, Erosão, Fertilidade do solo, Ecologia, São Carlos (SP)

Como citar

MENDES, Vinícius. Solo e bioturbação como ferramentas de avaliação da degradação em pastagem. 2018. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.