Assessoria de comunicação e imprensa na era digital

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-06-21

Autores

Faria, Marina Kaiser Gomes de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Not available
O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar as alterações decorrentes da inserção da internet ou da comunicação reticular nos serviços oferecidos pelas agências de assessoria de comunicação e de imprensa, apontando as mudanças nos procedimentos, na administração financeira e na postura dos profissionais. Para tanto, discute-se o processo de assessoria de comunicação e de imprensa segundo alguns autores de renome, a partir de um levantamento bibliográfico. Posteriormente, apresenta-se um estudo exploratório na internet apoiando-se em aportes da netnografia e na coleta de dados mediante a fonte direta de especialistas na área, no intuito de levantar subsídios para melhor definir as transformações das agências de comunicação, face à comunicação em rede e à utilização de mídias e redes sociais digitais. Este trabalho se justifica pois, cada vez mais, o mercado tem permitido a transição de profissões em diversos setores e hoje a atuação dos comunicadores está atrelada aos avanços tecnológicos e à comunicação em rede. A partir do monitoramento de agências de comunicação e de entrevista estruturada realizada com especialistas, foi possível perceber se as agências oferecem serviços de assessoria, monitoramento das redes sociais, preparação e divulgação de conteúdo utilizando profissionais com diversas formações. Mesmo sem estarem muito preparadas para isso, num processo de ensaio e erro, tentam atender seus clientes inovando e criando procedimentos, pois as mudanças geradas são muitas: na gestão financeira, na distribuição das mídias, no processo de criação e na divisão das tarefas entre os profissionais colaboradores

Descrição

Palavras-chave

Imprensa, Assessoria, Comunicação, Redes sociais on-line, Agências de notícias, Internet

Como citar

FARIA, Marina Kaiser Gomes de. Assessoria de comunicação e imprensa na era digital. 2018. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.