Assessoria de comunicação e imprensa na era digital
Fecha
2018-06-21Tipo
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O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar as alterações decorrentes da inserção da internet ou da comunicação reticular nos serviços oferecidos pelas agências de assessoria de comunicação e de imprensa, apontando as mudanças nos procedimentos, na administração financeira e na postura dos profissionais. Para tanto, discute-se o processo de assessoria de comunicação e de imprensa segundo alguns autores de renome, a partir de um levantamento bibliográfico. Posteriormente, apresenta-se um estudo exploratório na internet apoiando-se em aportes da netnografia e na coleta de dados mediante a fonte direta de especialistas na área, no intuito de levantar subsídios para melhor definir as transformações das agências de comunicação, face à comunicação em rede e à utilização de mídias e redes sociais digitais. Este trabalho se justifica pois, cada vez mais, o mercado tem permitido a transição de profissões em diversos setores e hoje a atuação dos comunicadores está atrelada aos avanços tecnológicos e à comunicação em rede. A partir do monitoramento de agências de comunicação e de entrevista estruturada realizada com especialistas, foi possível perceber se as agências oferecem serviços de assessoria, monitoramento das redes sociais, preparação e divulgação de conteúdo utilizando profissionais com diversas formações. Mesmo sem estarem muito preparadas para isso, num processo de ensaio e erro, tentam atender seus clientes inovando e criando procedimentos, pois as mudanças geradas são muitas: na gestão financeira, na distribuição das mídias, no processo de criação e na divisão das tarefas entre os profissionais colaboradores
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