Ensino do ato de ler obras literárias sem ilustrações: recomendações oficiais, vozes das professoras e formação docente como espaço e tempo dialógico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-11

Orientador

Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A pesquisa de doutorado foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp–Marília–SP–Brasil, na linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas, junto ao grupo de pesquisa PROLEAO – Processos de leitura e de escrita: apropriação e objetivação. Teve como objetivo compreender os processos e determinações do ensino do ato de ler obras literárias sem ilustrações no Guia do Programa Ler e Escrever da rede estadual paulista, em busca das práticas existentes e a partir delas, promover diálogos com teóricos da linguagem para desenvolver possibilidades de formação de professores como espaços e tempos dialógicos. Ocorreu em uma escola pública da rede estadual em um município do oeste paulista. Os teóricos da filosofia da linguagem que embasaram os estudos foram Bakhtin, Mediviédev, Volóchinov e a base para o ensino do ato de ler se apoiou em Arena e Bajard. A metodologia para geração de dados e análise se baseou na teoria/análise dialógica de textos e nos fundamentos do materialismo histórico, se deu por entrevista dialógica e Experimento Educativo Dialógico de Textos – EEDT, ocorridos nos espaços e tempos da Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – ATPC, envolvendo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram organizados por núcleos temáticos e procuraram dialogar com as vozes dos professores, de estudiosos dos temas estudados e os Guias. Os resultados apontaram que não há um projeto de dizer da escola para o ensino do ato de ler obras sem ilustrações. A partir das vozes iniciais dos professores, das vozes oficiais presentes nos Guias, foi possível compreender os processos e determinações que dificultam o processo de ensino do ato de ler obras literárias sem ilustrações nas escolas. Por meio do EEDT os professores partiram de seus conhecimentos empíricos sobre o ensino do ato de ler e ao compreenderem os processos e determinações, desenvolverem o pensamento teórico e assim, retomaram os Guias em busca de possibilidades que transgredissem com o posto pelo discurso oficial, em busca do ensino do ato de ler que realmente pudesse promover diálogos com as palavras outras.

Resumo (inglês)

The doctoral research carried out in the Postgraduate Program in Education at Unesp – Marília – SP – Brazil, in the line of research Theory and Pedagogical Practices, together with the research group PROLEAO – Reading and writing processes: appropriation and objectification. Had aim to understand the processes and determinations of teaching the act of reading literary works without illustrations in the guides of the Read and Write Program of the São Paulo state network, in search of existing practices and from them, promote dialogues with language theorists to develop training possibilities of teachers as dialogical spaces and times. It took place in a public school in the state network in a municipality in western São Paulo. The theorists of the philosophy of language that supported the studies were Bakhtin, Mediviédev, Volóchinov and the basis for teaching reading was based on Arena and Bajard. The methodology for data generation and analysis was based on the dialogical theory / analysis of texts and on the fundamentals of historical materialism, was carried out through dialogic interview and Educational Dialogical Text Experiment – EEDT, which took place in the spaces and times of the Collective Pedagogical Work Class – ATPC, involving teachers from the early years of elementary school. The data were organized by thematic groups and sought to dialogue with the voices of teachers, scholars of the themes studied and the Guides. The results showed that there is no project to say of the school to teach the act of reading works without illustrations. From the teachers' initial voices, from the official voices present in the Guides, it was possible to understand the processes and determinations that hinder the teaching process of reading literary works without illustrations in schools. Through the EEDT, the teachers started from their empirical knowledge about teaching the act of reading and when they understood the processes and determinations, developed the theoretical thinking and, thus, they resumed the Guides in search of possibilities that would transgress with the post by the official discourse, in search for teaching the act of reading that could really promote dialogues with other words.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados