Protocolo de organização de serviços para o enfrentamento do sofrimento psíquico de universitários

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-24

Autores

Rodrigues, Tatiane Carolina Martins Machado

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: o sofrimento psíquico de estudantes universitários vem se configurando como problema de saúde pública emergente, especialmente por sua crescente prevalência e efeitos deletérios à saúde mental dessa população. A presente pesquisa aborda este tema, elegendo como objeto de estudo, o enfrentamento do sofrimento psíquico de estudantes, por meio de estratégias pactuadas por profissionais da saúde e da assistência social, que os atendem no contexto universitário. Objetivo: elaborar protocolo de organização de serviços para o enfrentamento do sofrimento psíquico de estudantes de uma universidade pública do interior paulista. Método: trata-se de pesquisa ação, da qual participaram 33 profissionais vinculados aos departamentos de saúde e de assistência social dos quatro campi da instituição universitária, desenvolvida em três etapas e seguindo modelo proposto por Werneck, Faria e Campos: na Etapa 1, foram realizados: estudo de revisão integrativa de literatura sobre estratégias recomendadas para o enfrentamento do agravo em foco; estudo observacional sobre o perfil demográfico, acadêmico e de atenção à saúde de amostra probabilística e estratificada de estudantes atendidos nos referidos departamentos de saúde em 2019, cujos os dados foram coletados de prontuários físicos e analisados descritivamente, com apoio do programa SPSS13.0; levantamento dos componentes das redes de atenção à saúde mental dos municípios sede das regiões dos quatro campi da universidade, utilizando como fontes de dados o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Esses dados foram analisados descritivamente, com apoio do programa Excel versão 2019. Na Etapa 2, considerando os resultados obtidos na anterior, iniciou-se a elaboração coletiva dos itens do protocolo, por meio de estratégias síncronas, sete encontros remotos de duas horas cada, gravados, com posterior transcrição pela pesquisadora dos trechos de interesse e, assíncronas, com o preenchimento de dois questionários pelos participantes desta pesquisa, um sobre facilidades e dificuldades em relação ao atendimento à saúde mental dos estudantes e outro sobre atividades pertinentes ao enfrentamento do sofrimento psíquico nos respectivos locais de trabalho. Essa intervenção foi implementada em ambiente virtual Google, utilizando os aplicativos: Google Forms e Google Meet. Os dados desta etapa também foram analisados descritivamente, com apoio do programa Excel versão 2019. Na Etapa 3, o protocolo foi sistematizado na íntegra, apresentado aos profissionais envolvidos e concluído. Resultados: como produto desta pesquisa ação, foi elaborado o Protocolo de Organização de Serviços para o Enfrentamento do Sofrimento Psíquico de Universitários, composto por Introdução; Caracterização do problema (Magnitude, Transcendência, Vulnerabilidade, Determinantes, Implicações para os estudantes e Implicações para a universidade) e Plano de Atividades (Objetivo e Elenco de atividades/categorias profissionais/mecanismos de avaliação/acompanhamento por campus). Conclusão: considera-se que o processo para tal produção foi respaldado cientificamente, contando com a participação ampla e ativa dos profissionais envolvidos com o atendimento em saúde e assistência social de estudantes universitários. Sendo, por definição, um instrumento a ser revisto periodicamente, recomenda-se que o protocolo produzido seja reavaliado após um ano de sua implantação, ampliando-se para a participação estudantil em futuras oportunidades de revisão deste protocolo, bem como a participação de representação de familiares de estudantes neste processo.
Introduction: the psychological distress of university students has been emerging as an emerging public health problem, especially due to its increasing prevalence and deleterious effects on the mental health of this population. The present research addresses this theme, choosing as an object of study, the coping with the psychological suffering of students, through strategies agreed by health and social assistance professionals, who attend them in the university context. Objective: to develop a service organization protocol for coping with the psychological distress of students at a public university in the interior of São Paulo. Objective: to develop a service organization protocol for coping with the psychological distress of students at a public university in the interior of São Paulo. Method: this is an action research, in which 33 professionals linked to the health and social assistance departments of the university's four campuses participated, developed in three stages and following the model proposed by Werneck, Faria and Campos: in Step 1 , were carried out: an integrative literature review study on recommended strategies for coping with the disease in focus; observational study on the demographic, academic and health care profile of a probabilistic and stratified sample of students attended at the said health departments in 2019, whose data were collected from physical records and analyzed descriptively, with support from the SPSS13.0 program; survey of the components of the mental health care networks of the municipalities that host the regions of the four campuses of the university, using the National Register of Health Establishments (CNES) as data sources. These data were analyzed descriptively, with the support of the Excel version 2019 program. In Step 2, considering the results obtained in the previous one, the collective elaboration of the items of the protocol began, through synchronous strategies, seven remote meetings of two hours each, recorded, with subsequent transcription by the researcher, of the excerpts of interest and, asynchronous, with the completion of two questionnaires by the participants of this research, one about facilities and difficulties in relation to the students' mental health care and the other about activities relevant to coping with suffering psychic, in their workplaces. This intervention was implemented in a Google virtual environment, using the applications: Google Forms and Google Meet. The data for this stage were also analyzed descriptively, with the support of the Excel version 2019 program. In Stage 3, the protocol was fully systematized, presented to the professionals involved and concluded. Results: as a product of this action research, a Service Organization Protocol was Developed for Coping with the Psychological Distress of University Students composed of Introduction; Problem characterization (Magnitude, Transcendence, Vulnerability, Determinants, Implications for Students and Implications for the University) and Activity Plan (Objective and List of activities/professional categories/evaluation/monitoring mechanisms by campus). Conclusion: it is considered that the process for such production was supported scientifically, counting on the wide and active participation of the professionals involved with the health care and social assistance of university students. As, by definition, an instrument to be periodically reviewed, it is recommended that the produced protocol be reassessed after one year of its implementation, expanding to student participation in future opportunities to review this protocol, as well as the participation of representation from family members of students in this process.

Descrição

Palavras-chave

Sofrimento psíquico, Estudantes, Universidade, Estratégias de enfrentamento, Protocolo, Psychic suffering, Students, University, Coping strategies, Protocol

Como citar