Publicação: Histórias em quadrinhos e ensino: Poder e resistência por meio da HQ Persépolis
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Data
Autores
Orientador
Brancaleoni, Ana Paula Leivar 

Coorientador
Pós-graduação
Ensino e Processos Formativos - FCAV
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da temática do poder, a obra autobiográfica em quadrinhos Persépolis (2008), da quadrinista iraniana Marjane Satrapi, que apresenta a história da vida da autora, da sua infância à maturidade, em meio ao processo da Revolução Iraniana. A investigação sobre História em Quadrinhos também envolveu: investigar a noção de poder por meio da ótica de Hannah Arendt (1906-1975) e Michel Foucault (1926-1975); o desenvolvimento histórico das HQs; questões de gênero e étnico-raciais; enfrentamentos e censuras; sua inclusão como linguagem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem no cenário educacional brasileiro; e possibilidades para o trabalho com histórias em quadrinhos em sala de aula. A abordagem qualitativa foi adotada como método de investigação da pesquisa, e a Análise Temática como técnica de interpretação das informações reunidas. A coleta de dados se deu por meio de análise bibliográfica e documental, que consistiu no levantamento de referências teóricas, por meio de livros, HQs, dissertações, artigos científicos, websites, e fontes documentais relacionadas à legislação do sistema educacional brasileiro. Os quadrinhos estão permeados pela ação dos discursos de poder, mas, como apresentado na HQ Persépolis, também podem ser apropriados como pontos de resistência para a desconstrução de estereótipos e preconceitos.
Resumo (inglês)
This study aims to analyze, based on the theme of power, the autobiographical work in comics Persepolis (2008), by the Iranian cartoonist Marjane Satrapi, which presents the author's life story, from her childhood to maturity, in the midst of the process of Iranian Revolution. The investigation of Comics History also involved: investigating the notion of power through the perspective of Hannah Arendt (1906-1975) and Michel Foucault (1926-1975); the historical development of HQs; gender and ethnic-racial issues; confrontations and censorship; its inclusion as an auxiliary language in the teaching-learning process in the Brazilian educational scenario; and possibilities for working with comics in the classroom. The qualitative approach was adopted as a research investigation method, and Thematic Analysis as a technique for interpreting the information gathered. Data collection took place through bibliographic and documentary analysis, which consisted of a survey of theoretical references, through books, comic books, dissertations, scientific articles, websites, and documentary sources related to the legislation of the Brazilian educational system. The comics are permeated by the action of the speeches of power, but, as presented in HQ Persepolis, they can also be appropriate as points of resistance for the deconstruction of stereotypes and prejudices.
Descrição
Palavras-chave
História em quadrinhos, Ensino, Poder, Comics, Power, Teaching
Idioma
Português