Híbridos sons: som, imagem e contexto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-02-22

Autores

Matos, Thiago Ruiz da Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A pesquisa apresenta uma reflexão sobre práticas artísticas que envolvem articulação entre som, imagem e contexto, sendo relativos aos processos de formação histórica e conceitual, a partir da poética pessoal do artista Thiago R. (autor deste trabalho), e suas respectivas obras: Escutação-ação Espiral (2015), Audiotáteis (2014-2016), Signo: Som: Infinito: ________________ (2018), e Assento Pentafônico (2013-atualmente). Desse modo, pretende contribuir para a pesquisa da área, com ênfase nas práticas que operam entre os fenômenos espaciais/temporais no campo da criação artística híbrida (MCLUHAN, 2007) sob a perspectiva dos processos criativos com os meios eletrônicos (PLAZA; TAVARES, 1998), a relação entre autoria e recepção (PLAZA, 2000) conforme as interrelações sensoriais (VALENTE, 2008), e, formativas (PAREYSON, 1993) para a compleição das obras. Segue o movimento da pesquisa uma breve abordagem sobre a arte sonora e alguns dos seus agentes artísticos/institucionais precursores, correntes artísticas históricas influenciadoras e uma reflexão técnica e poética sucinta entre três autores e suas respectivas obras. Também é realizada uma descrição de obras vinculadas aos programas artísticos históricos dos anos de 1960 e 1970, e de algumas produções contemporâneas realizadas nos últimos 20 anos.
This research presents a thought on artistic practices that involve articulation between sound, image and context, being related to the processes of historical to conceptual formation based on the personal poetics of the artist Thiago R. (the author of this work) and his respective works: Escutação-ação Espiral (2015), Audiotáteis (2014-2016), Signo: Som: Infinito: ________________ (2018) and Assento Pentafônico (2013-present). Thus, it intends to contribute to the research area, with emphasis on the practices that operate between the spatial/ temporal phenomena in the field of hybrid artistic creation (MCLUHAN, 2007) under the perspective of creative processes with electronic media (PLAZA; TAVARES, 1998), the relationship between authorship and reception (PLAZA, 2000), according to sensory interrelationships (VALENTE, 2008) and formative (PAREYSON, 1993) to complete the works. The research movement also follows artistic/institutional agents, influential historical artistic precursors and succinct technical and poetic reflection between three authors and their respective works. A description of works linked to the historical artistic programs of the 1960s and 1970s and some contemporary productions made in the last 20 years is also presented.

Descrição

Palavras-chave

Poética híbrida, Processo criativo, Interatividade, Arte sonora, Arte e tecnologia, Hybrid poetics, Creative process, Interactivity, Sound art, Art and technology

Como citar