Análise da utilização das tecnologias de fabricação digital aplicadas ao ensino de graduação em Design no estado de São Paulo

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Data

2021-02-22

Autores

Silva, Conrado Renan da

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar e caracterizar o uso das tecnologias de fabricação digital nas atividades de ensino nos cursos de graduação em design do estado de São Paulo e verificar os reflexos do uso dessas tecnologias na formação dos designers. A pesquisa baseou-se no método exploratório de caráter qualitativo e quantitativo, por meio da aplicação de questionários padronizados para a coleta de dados com docentes e discentes e experimentações práticas em uma disciplina de projetos. As atividades de coleta dos dados foram categorizadas nas seguintes etapas: Etapa 1: Seleção das IES na plataforma e-MEC; Etapa 2: Validação dos questionários; Etapa 3: Pré-teste; Etapa 4: Levantamento de dados das IES do estado de São Paulo e; Etapa 5: Experimentos realizados na disciplina da FAAC-UNESP de Bauru/SP. A categorização das etapas da pesquisa, visou a realização de um levantamento sobre o perfil dos cursos de Design com foco no estado de São Paulo e o apontamento dos reflexos do uso da Fabricação Digital na formação dos designers. Participaram da etapa de coleta de dados 16 IES do estado de São Paulo que possuem cursos de design e os alunos da disciplina de Modelos e Protótipos do curso de Design da FAAC, UNESP de Bauru/SP durante a realização do estágio docente no 2º semestre do ano letivo de 2019. Por meio dos resultados obtidos, foi possível entender como as IES tem inserido as novas tecnologias nos cursos de design. E através do estágio docente, com o acompanhamento dos projetos realizados na disciplina e o feedback dos alunos, foi possível verificar quais as principais contribuições do uso da FD no processo de ensino-aprendizado, bem como as maiores dificuldades encontradas pelos alunos neste processo.
This research aims to analyze and characterize the use of digital manufacturing technologies in teaching activities in undergraduate courses in design in the State of São Paulo and to verify the reflexes of the use of these technologies in the training of designers. The research was based on the exploratory method of qualitative and quantitative character, through the application of standardized questionnaires for the collection of data with professors and students and practical experiments in a project discipline. The data collection activities were categorized into the following steps: Step 1: Selection of HEIs on the e-MEC platform; Step 2: Validation of the questionnaires; Step 3: Pre-test; Step 4: Survey of data from HEIs in the state of São Paulo and; Stage 5: Experiments carried out in the FAAC-UNESP discipline in Bauru / SP. The categorization of the research stages aimed at conducting a survey on the profile of Design courses with a focus on the State of São Paulo and pointing out the reflexes of the use of Digital Fabrication in the training of designers. 16 HEIs from the State of São Paulo participated in the data collection stage who have design courses and students in the discipline of Models and Prototypes of the Design course at FAAC, UNESP in Bauru / SP during the teaching internship in the 2nd semester of academic year 2019. Through the results obtained, it was possible to understand how HEIs have inserted new technologies in design courses. And through the teaching internship, with the monitoring of projects carried out in the discipline and student feedback, it was possible to verify what are the main contributions of the use of DF in the teaching-learning process, as well as the greatest difficulties encountered by students in this process.

Descrição

Palavras-chave

Design, Fabricação digital, Ensino, Ensino do Design, Tecnologia, Design, Digital manufacturing, Teaching, Design teaching, Technology

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