O amar, corpos que se relacionam: uma análise nos discursos sobre as relações amorosas em vídeos no YouTube

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Data

2021-02-23

Autores

Santos, Guilherme Gomes dos [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Existem demandas de pessoas por conhecimento sobre relacionar-se amorosamente, no sentido afetivossexual. Diante delas, informações são disseminadas pelos mais diversos “atores” sociais e meios de comunicação. Entende-se essa conjuntura como Educação Sexual. Assim, questiona-se: qual tipo está sendo promovida? Qual a percepção sobre os corpos e quais os discursos sobre relacionar-se amorosamente? Plataformas na internet, como a do YouTube, são utilizadas diariamente por milhões de pessoas, para disseminar e acessar conteúdos, entre os quais existem os que abordam questões sobre os relacionamentos amorosos, que, de alguma forma, estão educando. Tendo isso em vista, este trabalho teve como objetivo identificar os vídeos informativos mais acessados na plataforma do YouTube, no Brasil, que abordam os relacionamentos amorosos e analisá-los criticamente. Para tal fim, utilizou-se a palavra-chave “relacionamento amoroso”, no mecanismo de busca da própria plataforma. Os vídeos foram filtrados pelo número de visualizações e os três mais visualizados foram selecionados, excluindo-se aqueles que não se encaixavam no critério de vídeos informativos. Para analisar os dados, optou-se pela Análise do Conteúdo, segundo Bardin. Conforme esse processo, os vídeos identificados foram: “Relacionamento sem futuro – Pe. Fábio de Melo”; “As 4 regras para um relacionamento dar certo”; e “Como melhorar/reconstruir meu relacionamento”. As três temáticas de análise resultantes culminaram em: “Uma Educação Sexual emancipatória?”; “Corpos que se relacionam”; e “Discursos sobre relacionar-se amorosamente”. Os resultados da investigação se desdobraram nas percepções de: incompatibilidade de todos os vídeos com uma Educação Sexual emancipatória e falta de atributos que evidenciassem o compromisso com a transformação social; abordagens omissas, restritas, incompletas e negligentes com a diversidade e pluralidade de corpos, seus modos de existência e a trama de variáveis que os configuram; e, discursos educativos diretivos, centrados nos sujeitos, restritos em um tipo de arranjo amoroso, estendendo-se, no máximo, a algumas instruções para manejo de conflitos do casal, negligenciando variáveis de ordem social, bem como abstendo-se de problematizações entendidas como essenciais. Assim, considera-se necessárias produções e atitudes consoantes com os atributos de uma Educação Sexual emancipatória, para espaços de discussão e problematização sobre as relações amorosas consoantes com a diversidade de corpos e a pluralidade nos modos de ser e de relacionar-se.
There is a demand for knowledge regarding love relationships, in the affective-sexual sense. In view of these, information is disseminated by the most diverse social “actors” and the media. This conjuncture is known as Sexual Education. Thus, it is questioned: Which type is being promoted? Which body perception? And which affectively discourses? Internet platforms, such as YouTube, are daily used by millions of people to disseminate and access content, among these, there are those that in some way are educating. With this in mind, this work aimed to identify the most accessed informational videos which romantic relationships subject matter on the YouTube platform in Brazil in order to critically analyze them. For this purpose, the keyword "love relationship" was used in the search engine of the platform itself. The videos where filtered by the number of views and the three most viewed where selected, excluding those that did not fit the criteria of informational videos. To analyze the data, Content Analysis was chosen, according to Bardin. From this process, the videos identified were: “Relationship without a future – Priest Fábio de Melo”; “The 4 rules for a relationship to work”; and "How to improve / rebuild my relationship". In which, three topics of analysis resulted: “An emancipatory sexual education?”; “Bodies that relate to each other”; and “Discourses to relate affectively”. In this process, it was possible to notice: the incompatibility of all videos with an emancipatory Sexual Education, due to the lack of attributes that showed the commitment to social transformation; omitted, restricted, incompleted and negligented approaches with the diversity and plurality of bodies, their modes of existence and the network of variables that set them; and, directive educational discourses centered on the subjects, restricted to a type of loving arrangement, extending at most to some instructions to handle the couple's conflicts, neglecting social variables, as well as abstaining from problematizations considered essential. Therefore, productions and attitudes consonant with the attributes of an emancipatory Sexual Education are considered necessary, in order to have spaces for discussion and problematization regarding the loving relationships consonant with the diversity of bodies and the plurality in the ways of being and relating.

Descrição

Palavras-chave

Relacionamento amoroso, Educação sexual, Análise de conteúdo, YouTube

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