Formação profissional em educação física para atuação com a população idosa

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Data

2021-02-25

Orientador

Drigo, Alexandre Janotta

Coorientador

Pós-graduação

Ciências da Motricidade - IBRC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho objetivou estudar a formação inicial em Educação Física junto às premissas do tripé universitário ensino, pesquisa e extensão no que tange à preparação profissional para o trabalho com a população idosa. Tendo em vista o processo acelerado do envelhecimento populacional, há uma ampliação do mercado de trabalho voltado ao idoso, dessa forma, é esperado que com o engajamento do público idoso nas ações do campo do lazer, cultura, educação, atividade física, os profissionais de Educação Física se encontrem com as necessárias habilidades e competências para atuação junto aos idosos. Este estudo foi realizado através da investigação de três instituições de ensino superior da cidade de Rio Claro – SP, quanto a estrutura curricular voltada a temática do trabalho com idosos e o diálogo entre o tripé universitário. O estudo apresenta uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os instrumentos de investigação são compostos por análise documental, levantamento bibliográfico e entrevistas. Os resultados encontrados permitiram entender que os documentos curriculares das instituições abordam poucas informações e referências acerca da temática da pesquisa, em geral, a busca por estágios é realizada para atuação em academias de musculação e locais semelhantes. Além disso, os trabalhos de conclusão de curso relacionados a temática são elaborados em número pouco expressivos, por fim, apenas uma instituição apresenta projeto de extensão voltado a atuação com a população idosa. Conclui-se que os cursos tendem a ser de cunho generalista, no entanto, constata-se uma carência para as especificidades de uma formação para o trabalho e capacitação profissional e escasso diálogo entre o ensino, pesquisa e extensão no contexto de formação para atuação profissional com o público idoso.

Resumo (inglês)

This work aimed to study the initial formation in Physical Education together with the premises of teaching, research and extension regarding the professional preparation for the work with the elderly population. In view of the accelerated process of population aging, there is na expansion of the job Market aimed at the elderly, thus, it is expected that with the engagement of the elderly public in actions in the field of leisure, culture, education, physical activity, health professionals Physical Education meet the necessary skills and competences to work with the elderly. This study was carried out through the investigation of three higher education institutuins in the city of Rio Claro – SP, regarding the curricular structure focused on the theme of working with the elderly and the dialogue between teaching, research and extension. The study presentes a qualitative, exploratory and descriptive methodology. The research isntruments consist of documentar analysis, bibliographic survey and interviews. The results found allowed us to understand that the curricular documents of the institutions address information and references on the research theme, in general, a search for internships is carried out to work in fitness centers and similar places. In addition, the conclusion works of the course related to the theme are elaborated in a small number, finally, only one institution presents an extension project aimed at working with the elderly population. It is concluded that the courses tend to be of a generalist nature, however, there is a lack for the specificities of training for work and professional training and little dialogue between teaching, research, and extension in the context of training for professional performance with the elderly public.

Descrição

Idioma

Português

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