Discurso sobre gestão escolar democrática no Brasil (1980-1990)

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Data

2021-04-01

Autores

Carvalho, Mônica Gomes de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral descrever as práticas discursivas que compõem o discurso sobre gestão escolar democrática no Brasil nos anos 1990 e, para tanto, parte da constatação de que não podemos transitar pela área da Administração escolar e mesmo pela Educação em geral, sem falar sobre gestão democrática. O estudo participa de uma pesquisa maior que analisou os rumos da teoria crítica da área da Administração escolar após período crítico dos anos 1980 e suas dificuldades em se constituir de modo não prescritivo; e é decorrente de uma pesquisa de iniciação científica, integrada também àquela maior, que analisou em teses e dissertações a gestão democrática no período de 2005-2014, a presença das instâncias macro e micro, entendidas, respectivamente, como a gestão democrática definida na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e nas escolas, bem como as relações estabelecidas entre elas. O desenvolvimento de ambas as pesquisas foi decisivo para a constatação mencionada. Os resultados que constatam o caráter prescritivo dos textos, bem como as relações causais estabelecidas entre os âmbitos macro e micro, configuraram um quadro teórico prescritivo sobre a gestão democrática, assim o problema da atual pesquisa pôde ser enunciado: quais as práticas discursivas que compõem o discurso sobre gestão escolar democrática no Brasil? O referencial teórico e metodológico é composto por textos de Michel Foucault cuja configuração permitiu, conjugado ao material de pesquisa constituído por livros da área reunidos nos anos 1990 a partir do termo gestão democrática escolar, a construção da atitude de descrever as regras de formação discursivas presentes nestes livros para entender os modos de produção, apropriação e circulação dos discursos que compõem o regime de verdade que vige em nosso tempo e que forma as subjetividades que se inserem na área de gestão escolar democrática no Brasil.
This research starts from the realization that we cannot move through the area of school administration and even education in general, not to mention democratic management. This understanding contributed to the participation in a larger research that analyzed the directions of critical theory in the area of school administration after the critical period of the 1980s and its difficulties in establishing itself in a non-prescriptive way, and another, of scientific initiation, integrated to this, which analyzed, in theses and dissertations on democratic management in the period 2005-2014, the presence of macro and micro instances, understood, respectively, as the democratic management defined in the Federal Constitution and the LDB, and in schools, as well as the relationships established among them, it was decisive for this finding. The results of both, which confirm the prescriptive character of the texts as well as the causal relations established between macro and micro, configured a prescriptive theoretical framework on democratic management and, therefore, the problem of the current research could be stated: what are the rules of construction of speeches on democratic school management in Brazil? What discursive practices compose them, constituting them and making them work? The theoretical and methodological framework is composed of texts by Michel Foucault whose configuration, combined with research material, consisting of books from the area gathered in the 1990s based on the term democratic school management, the construction of the attitude of describing the rules of discursive formation present books to understand the modes of production, appropriation and circulation of the speeches that make up the regime of truth that prevails in our time and that forms as subjectivities that are inserted in the area of democratic school management in Brazil.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Administração escolar, Gestão escolar democrática, Práticas discursivas, Regime de verdade, School administration, Democratic manegement, Discursive practices, Real regime

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