O lugar-comum do som e sua transfiguração: gesto, material e escritura na composição musical

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Data

2021-03-30

Autores

Gati, Tiago C. Mantovani [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho propõe investigar o processo de abertura ao território amplo dos sons na composição musical e seus desdobramentos no âmbito da escritura contemporânea em diálogo com a produção composicional do autor. A noção de timbre é adotada como ponto de partida nesse processo na medida em que historicamente representa a materialidade do som frente a um imaginário e a uma técnica composicionais que passam por alterações profundas a partir da virada do século XIX ao século XX. É desta maneira que o material musical adquire, especialmente a partir de um ponto de inflexão, qual seja, o surgimento da música eletroacústica desde fins dos anos 1940, estados de expansão e ambiguidade que afetarão diretamente a escritura instrumental e vocal. Nesse sentido, uma incursão no campo do gesto circunscreve as correspondências do material e suas implicações inesperadas e imprevisíveis na escuta. O gesto lança-se enquanto medialidade que expressa o lugar do objeto sonoro em seu movimento no fato musical, expressa a relação mutável da música com seus meios, na medida em que sua própria historicidade carrega para o âmago do material as transformações do fato musical, que passa a admitir a experiência do sonoro em diversas matizes. De uma perspectiva histórica que não se pretende linear, identificam-se marcos importantes enquanto fundamento estético para que se investiguem categorias composicionais na música instrumental e vocal que desdobrem a própria noção de timbre, permitindo refletir como a escritura instrumental revela modelos composicionais que pretendem expandir um espaço parametrizado de unidades discretas, que salta do paradigma exclusivo da nota a uma relação intrínseca com o paradigma do som. Certamente, não se pretende apontar um caminho único, mas sim contribuir para um diálogo entre obras que se apresentam como soluções possíveis para essa problemática e o próprio desenvolvimento composicional ao longo deste processo.
This work investigates the opening process of musical composition into the territory of sound and its outcomes in the context of contemporary écriture, in reference to the author's own compositional output. The notion of timbre is adopted as a starting point in this process, in the sense that it represents historically the material aspect of sound in face of compositional techniques that go through profound modifications from the beginning of the XXth century onwards. In this sense, musical material acquires, especially with the consolidation of electroacoustic music from the 1940's on, states of expansion and ambiguity that will directly affect written composition. In this sense, an approach to the notion of gesture shall instigate correspondences with the musical material and its listening implications. Gesture unveils its medial character that expresses the space of the sound object in its movement towards becoming a musical fact, expresses the changing relationship of music with its means, since its own historical charge brings transformations of the musical fact to the core of the material, admitting the experience of sound in various forms. From a non-linear historical perspective, there are landmarks that place esthetical foundations to investigate compositional categories in written music that allow an expansion of the notion of timbre into a domain that moves from the exclusive paradigm of the note to its increasing relationship with the paradigm of sound. Certainly, a unique path is not pursued or even desired, aiming at a vision of compositional practices that represent possible solutions to the problems mentioned in light of the author's compositional processes.

Descrição

Palavras-chave

Composição musical, Som, Eletroacústica, Gestos

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