Manhês, acalanto e desenvolvimento humano: um estudo psicanalítico sobre o estabelecimento das relações objetais através dos elementos sonoro-musicais
Carregando...
Data
2021-03-01
Autores
Godeguezi, Vinicius Martinucho
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Resumo
A compreensão do desenvolvimento na teoria psicanalítica é de fundamental importância tanto enquanto parte de seu arcabouço teórico, quanto como fundamento para embasar intervenções técnicas e clínicas. Nesse sentido, é reconhecida a grande relevância da palavra no estabelecimento de laços afetivos através da linguagem. Entretanto, o som, elemento primordial e anterior à palavra, não tem sido amplamente estudado no âmbito da psicanálise. Tendo isso em vista, a presente dissertação pretende buscar uma articulação entre as propriedades sonoras e musicais da voz presentes nos fenômenos do manhês e do acalanto com os primeiros laços estabelecidos na relação mãe/bebê. O trabalho teve o objetivo de analisar a produção psicanalítica a respeito do assunto no intuito de compreender como os elementos sonoro-musicais incidem no processo de erotização e na instauração de um circuito pulsional que possibilitará o surgimento das primeiras relações objetais, utilizando para isso a obra de autores clássicos e contemporâneos da psicanálise.
Understanding development in psychoanalytic theory is of fundamental importance both as part of its theoretical framework and as a support for technical and clinical interventions. In this sense, the great relevance of the word in the establishment of affective bonds through language is recognized. However, sound, a primordial and pre-word element, has not been widely studied in psychoanalysis. With this in view, the present project intends to seek a link between the sound and musical properties of the voice present in the phenomena of the motherese and the lullaby with the first bonds established in the mother/baby relationship. The objective of this work is to analyze the psychoanalytic production about the subject in order to understand how the sonorous-musical elements affect the process of erotization and the instantiation of a drive circuit that will enable the first object relations to appear, using the work of classical authors of psychoanalysis.
Understanding development in psychoanalytic theory is of fundamental importance both as part of its theoretical framework and as a support for technical and clinical interventions. In this sense, the great relevance of the word in the establishment of affective bonds through language is recognized. However, sound, a primordial and pre-word element, has not been widely studied in psychoanalysis. With this in view, the present project intends to seek a link between the sound and musical properties of the voice present in the phenomena of the motherese and the lullaby with the first bonds established in the mother/baby relationship. The objective of this work is to analyze the psychoanalytic production about the subject in order to understand how the sonorous-musical elements affect the process of erotization and the instantiation of a drive circuit that will enable the first object relations to appear, using the work of classical authors of psychoanalysis.
Descrição
Palavras-chave
Manhês, Acalanto, Psicanálise e música, Teoria do Desenvolvimento, Motherese, Lullaby, Psychoanalysis and music, Development Theory