Publicação: Estudo sobre a fidelidade à palavra empenhada entre os estudantes<A NAME=n1></A>
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Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual de Maringá
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
We present results of a research whose purpose was to investigate the influence of the faithfulness to the pledged word among students. We have adopted the Piagetian framework and the theory of values. We have used 186 informers of both sexes, from different ages and from unfavorable social and economical level. By means of six little stories, we have contrasted faithfulness to theft and lies. The results have indicated that age and interpersonal involvement do not interfere in judgments; there is a predominance of a view circumscribed to the male universe and another to the female universe and most of the students choose the ethics of justice. We believe that it has happened because the interviewees prioritized private values related to glory.
Resumo (português)
Apresentamos resultados de pesquisa cujo propósito foi investigar a influência da fidelidade à palavra empenhada entre escolares. Adotamos o referencial piagetiano e o da teoria dos valores. Utilizamos 186 informantes de ambos os sexos, de diferentes idades e nível socioeconômico desfavorecido. Mediante seis historietas, confrontamos a fidelidade ao furto e à mentira. Os resultados indicaram que a idade e o envolvimento interpessoal não interferem nos julgamentos; há predomínio de uma visão circunscrita ao universo masculino e outra ao feminino e a maioria dos escolares opta pela ética da justiça. Isto ocorreu, acreditamos, pelo fato de os entrevistados priorizarem valores privados e ligados à glória.
Descrição
Palavras-chave
faithfulness to the pledged word, students values, psychology of human morality, Fidelidade à palavra empenhada, valores dos escolares, psicologia da moralidade humana
Idioma
Português
Como citar
Psicologia em Estudo. Maringá, PR, Brazil: Universidade Estadual de Maringá, v. 9, n. 2, p. 229-242, 2004.