A educação escolar e o resgate da identidade cultural das classes populares
Carregando...
Data
2000
Autores
Marques, Antonio Francisco
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Resumo
The evaluation of the Brazilian basic school points to a big gap in the students' learning. The low school profit is more emphasized among students of the frequented public schools, predominantly, by children and young men of the popular social groups. The great challenge of the State and of the Brazilian Society is to guarantee a school education that corresponds to the concrete needs, mainly, of those social segments that attend to the public system. The satisfaction of that demand passes, above all, for an educational process that provides them the ransom of its cultural identity.
A avaliação da escola básica brasileira aponta uma grande defasagem na aprendizagem dos alunos. O baixo aproveitamento escolar é mais acentuado entre os alunos das escolas públicas freqüentadas, predominantemente, pelas crianças e jovens dos grupos sociais populares. O grande desafio do Estado e da sociedade brasileira está em garantir uma educação escolar que corresponda às necessidades concretas, principalmente, desses segmentos sociais que freqüentam o ensino público. A satisfação dessa demanda passa, sobretudo, por um processo educativo que lhes proporcione o resgate de sua identidade cultural.
A avaliação da escola básica brasileira aponta uma grande defasagem na aprendizagem dos alunos. O baixo aproveitamento escolar é mais acentuado entre os alunos das escolas públicas freqüentadas, predominantemente, pelas crianças e jovens dos grupos sociais populares. O grande desafio do Estado e da sociedade brasileira está em garantir uma educação escolar que corresponda às necessidades concretas, principalmente, desses segmentos sociais que freqüentam o ensino público. A satisfação dessa demanda passa, sobretudo, por um processo educativo que lhes proporcione o resgate de sua identidade cultural.
Descrição
Palavras-chave
School education, science teaching, cultural identity, Educação escolar, ensino de ciências, identidade cultural
Como citar
Ciência & Educação (Bauru). Bauru, SP, Brazil: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 6, n. 1, p. 66-73, 2000.