Semiformação e inteligência artificial no ensino 1

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020-01-20

Autores

Campos, Luis Fernando Altenfelder De Arruda [UNESP]
Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

UNICAMP - Faculdade de Educação

Resumo

Este artigo procura refletir sobre tecnologias audiovisuais, plataformas digitais e softwares de inteligência artificial voltados à personalização do ensino. A análise aborda o uso de algoritmos para avaliação de professores, defesa de empresas de tecnologia educacional, gamificação como estratégia para incentivar os estudos e elaboração de propostas pedagógicas que preparem o aluno para um mercado cada vez mais apoiado em sistemas operacionais automatizados e artificialmente “inteligentes”. Ao final procurou-se apontar reconfigurações do processo de semiformação no início do século XXI ocasionadas pela instrumentalização computacional da educação e a industrialização digital da cultura.

Descrição

Palavras-chave

teoria crítica, inteligência artificial, semiformação

Como citar

Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 31, p. -, 2020.