Semiformação e inteligência artificial no ensino 1
Carregando...
Data
2020-01-20
Autores
Campos, Luis Fernando Altenfelder De Arruda [UNESP]
Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco [UNESP]
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNICAMP - Faculdade de Educação
Resumo
Este artigo procura refletir sobre tecnologias audiovisuais, plataformas digitais e softwares de inteligência artificial voltados à personalização do ensino. A análise aborda o uso de algoritmos para avaliação de professores, defesa de empresas de tecnologia educacional, gamificação como estratégia para incentivar os estudos e elaboração de propostas pedagógicas que preparem o aluno para um mercado cada vez mais apoiado em sistemas operacionais automatizados e artificialmente “inteligentes”. Ao final procurou-se apontar reconfigurações do processo de semiformação no início do século XXI ocasionadas pela instrumentalização computacional da educação e a industrialização digital da cultura.
Descrição
Palavras-chave
teoria crítica, inteligência artificial, semiformação
Como citar
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 31, p. -, 2020.