Publicação: Ocupar e resistir: as ocupações secundaristas na região metropolitana de São Paulo e suas territorialidades
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Data
Orientador
Paula, Amir El Hakim de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Geografia - CEO
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Como resposta ao projeto de reorganização escolar do Governo do Estado de São Paulo, os estudantes secundaristas foram protagonistas de um importante movimento ao ocuparem as suas unidades escolares no ano de 2015. O processo de luta secundarista contra o fechamento de escolas e a reorganização de ciclos educacionais propiciaram um momento de intensa luta pela educação pública. Na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) existiam escolas presentes no projeto de reorganização do governo, sendo a região com a primeira escola ocupada, a E.E Diadema, no município de mesmo nome. As escolas foram ocupadas pelos estudantes, um movimento que se expandiu e se tornou um movimento de nível estadual, tendo como principal característica a transformação da escola, rompendo com uma estrutura hierárquica e um modelo que não favorecia o protagonismo e a participação democrática do estudante. As territorialidades ressignificaram as escolas, mostrando a possibilidade de uma outra Geografia da escola pública.
Resumo (inglês)
In response to the school reorganization project of the Government of the State of São Paulo, high school students were the protagonists of an important movement when occupying their school units in 2015. The process of secondary struggle against the closing of schools and reorganization of educational cycles provided a moment of intense struggle for public education. In the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP) there were schools present in the government's reorganization project, with the region with the first occupied school, E.E Diadema, in the municipality of the same name. The schools were occupied by the students, a movement that expanded and became a state-level movement, with the main characteristic of the transformation of the school, breaking with a hierarchical structure with a model that did not favor the protagonist and democratic participation of the student. Territoriality has given new meaning to the school, showing the possibility of another Geography of the public school.
Descrição
Palavras-chave
Territorialidade humana, Territórios ocupados, Movimentos estudantis
Idioma
Português