Publicação: Impactos da aplicação de um caso investigativo nos argumentos de licenciandos sobre a importância da disciplina de química no ensino médio
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Data
Autores
Orientador
Bego, Amadeu Moura 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - iq
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Discussions about the importance of learning the contents of Natural Sciences subjects for high school students have been standing out in national scenario due to High School Reform accomplished through the Law nº. 13.415/2017 which removes the obligation of these subjects in the school curriculum. A frequent problem found to defend the importance of these subjects is due the teachers’ difficulty to present arguments theoretically grounded to support the relevance of the scientific knowledge. In this regard, the specialized literature brings together and discusses the 5 arguments that are most used to justify the importance of scientific knowledge for individuals. It is based on this theme that was proposed the application of a Case-Study about the importance of the subject of Chemistry in High School in a class of students of the 1st year of the degree course in Chemistry of a Public University in the interior of the State of Sao Paulo. The objective of this research was to investigate the impacts of using the Case on the students' arguments to justify the importance of the subject to high school students. This research was based on theoretical and methodological principles of mixed nature (quali-quantitative) and was chosen the Case Study as research design. All information collected was analyzed through Content Analysis. The results showed that the utilitarian argument has a strong tendency to be rooted in the students' conceptions. The results revealed that moments of discussion with teacher intervention associated with a formative evaluation with feedbacks were fundamental for the development of more difficult arguments to contest. The application of the Case Study “Studying Chemistry for what?” proved to be effective for the evolution in the discussions on this fundamental theme in the formation of future Chemistry teachers, so that they are able to position themselves in a critical, coherent and well-founded way in front of their students, the school community and society in general.
Resumo (português)
Discussões sobre a importância da aprendizagem dos conteúdos das disciplinas das Ciências da Natureza, para alunos do Ensino Médio, vêm ganhando destaque no cenário nacional devido à Reforma do Ensino Médio realizada por meio da Lei no 13.415/2017, que retira a obrigatoriedade do oferecimento dessas disciplinas no currículo escolar. Uma das problemáticas frequentemente encontradas para a defesa da importância dessas disciplinas é o fato de que, geralmente, nem mesmo os professores conseguem apresentar argumentos teoricamente embasados para sustentar, frente a sociedade, a relevância desses conteúdos no currículo escolar. Nesse sentido, a literatura especializada reúne e discute os 5 argumentos que mais são utilizados para justificar a importância dos conhecimentos científicos para os indivíduos. É fundamentada nessa temática que foi proposto a aplicação da estratégia didática de um Caso Investigativo sobre a importância da disciplina de Química no Ensino Médio em uma turma de alunos do 1º ano do curso de licenciatura em Química de uma Universidade Pública do interior do Estado de São Paulo. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi investigar os impactos da utilização do Caso nos argumentos dos discentes para justificar a importância da disciplina aos alunos do Ensino Médio. Para isso, o trabalho se fundamentou nos princípios teóricos e metodológicos de natureza mista (quali-quantitativo) e o desenho de pesquisa escolhido foi o estudo de caso. Todas as informações coletadas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que, dentre todos os outros, o utilitarista possui uma forte tendência a ser enraizado na concepção dos estudantes. Os dados revelaram que momentos de discussão com intervenção do professor associados a uma avaliação formativa nutrida de feedbacks foram fundamentais para o desenvolvimento de argumentos mais difíceis de serem contestados. Diante disso, a aplicação do Caso Investigativo “Estudar Química para quê?” se mostrou efetiva para a evolução nas discussões sobre essa temática fundamental na formação de futuros professores de Química, para que estes sejam capazes de se posicionar de forma crítica, coerente e bem fundamentada frente a seus alunos, a comunidade escolar e a sociedade, em geral.
Descrição
Palavras-chave
Currículo escolar, Caso investigativo, Ensino de química, Reforma do ensino médio
Idioma
Português