A consulta de enfermagem na atenção primária em saúde: da formação do enfermeiro à prática profissional

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Data

2021-05-21

Orientador

Juliani, Carmen Maria Casquel Monti
Silva, Lucía
Spagnuolo, Regina Stella

Coorientador

Pós-graduação

Enfermagem - FMB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

A Consulta de Enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro, utilizada no planejamento do trabalho, também considerada como um instrumento essencial para direcionar a assistência de enfermagem ao usuário e decidir um plano de ação. No contexto de Atenção Primária à Saúde a consulta de enfermagem é disponibilizada para todos os grupos populacionais, como mulher, criança, adolescente, adulto, idoso, portadores de doenças crônicas, em visitas domiciliares e educação em saúde, abrangendo os cuidados com a comunidade. Objetivos: compreender a experiência da consulta de enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde, com enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família e elaborar um modelo representativo dessa experiência. Método: trata-se de pesquisa qualitativa acerca da consulta de enfermagem, dada a carência de estudos acerca deste olhar em domínio nacional e internacional. Os participantes desta pesquisa compuseram um grupo amostral, formados por 14 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de um município do interior paulista. A técnica de coleta de dados foi entrevista do tipo não diretiva, tendo como questão de partida: — Como os enfermeiros compreendem a consulta de enfermagem na Atenção Primária em Saúde? A análise dos dados foi realizada de acordo com a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), tendo como orientação as estratégias básicas apresentadas por Strauss e Corbin para a formação de categorias. Esse método, com raízes interacionistas, consiste na descoberta e no desenvolvimento de uma teoria a partir das informações obtidas e analisadas sistemática e comparativamente. Resultados: da análise das experiências do grupo amostral, emergiu a categoria central: Da formação do enfermeiro à prática da Consulta de Enfermagem (CE) desvelando aprendizados, desafios e autonomia como componentes intervenientes. Foram identificados dois os fenômenos que representam a experiência do enfermeiro com a Consulta de enfermagem a saber: fenômeno 1: Do início da práxis do enfermeiro à plenitude da consulta de enfermagem e o fenômeno 2: a consulta de enfermagem na prática de Estratégia Saúde da Família. Os fenômenos apresentados desvelaram seus respectivos temas, categorias e subcategorias os quais induziram a emersão da categoria central e a construção do modelo teórico. Conclusão: a experiência do enfermeiro é positiva apesar de inúmeros desafios no cotidiano. Novos estudos agregarão compreensão que possibilitem ampliação das condições de trabalho, valorizando a consulta de enfermagem e o Enfermeiro.

Resumo (inglês)

The Nursing Consultation is a private activity of the nurse, used in the planning of the work, also considered as an essential instrument to direct the nursing assistance to the user and decide an action plan. In the context of Primary Health Care, the nursing consultation is available to all population groups, such as women's health, children, adolescents, adults, the elderly, people with chronic diseases, home visits and health education, which include care with the community. Method: it is a qualitative research about the nursing consultation, plus the lack of studies about this look in national and international domain. The participants of this research comprised a sample group, formed by 14 nurses from the Family Health Strategy of a city in the interior of São Paulo. The data collection technique was a non-directive interview, with the starting question: - How do nurses understand the nursing consultation in Primary Health Care? Data analysis was carried out according to Grounded Theory, with the basic strategies presented by Strauss and Corbin for the formation of categories. This method, with interactionist roots, consists in the discovery and development of a theory based on the information obtained and analyzed systematically and comparatively. Results: from the analysis of the experiences of the sample group, the central category emerged: From the training of nurses to the practice of Nursing Consultation (CE), unveiling learnings, challenges and autonomy as intervening components. Two phenomena were identified that represent the nurse's experience with the Nursing Consultation, namely: phenomenon 1: From the beginning of the nurse's praxis to the fullness of the nursing consultation and phenomenon 2: the nursing consultation in the practice of the Family Health Strategy. The phenomena presented revealed their respective themes, categories and subcategories in which they induced the emergence of the central category and the construction of the theoretical model. Conclusion: the nurse's experience is positive despite numerous daily challenges. New studies will add understanding that will enable the expansion of working conditions, valuing the nursing consultation and the Nurse.

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Idioma

Português

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