Terapia tântrica: sabedoria e ciência como ferramenta de (re) educação na sexualidade

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Data

2021-05-31

Autores

Salum, Monisia Maximiana Pereira Amui [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Esta pesquisa é um mergulho pelo tantra: uma sabedoria ancestral que traz conhecimentos e práticas de uma filosofia e espiritualidade profundas para suas expressões contemporâneas na forma do neo-tantra. O objetivo principal deste trabalho é trazer fundamentos científicos para a terapia tântrica e sua junção com a sexualidade humana. Explora-se a objetividade científica aplicada às práticas não-lineares do neo-tantra em seu espaço numinoso. Isso confere credibilidade e conhecimento aos terapeutas e interagentes da área. Afirma a contribuição da terapia tântrica para o autoconhecimento, a educação sexual e para os próprios horizontes teóricos e práticos do neo-tantra.Uma pessoa que conhece sua potência e energia orgástica é capaz de viver mais plenamente, com paz e bem-estar. Discutem-se conceitos de sexo e sexualidade, traçando-se, com elementos históricos, uma análise sobre a sexualidade no Oriente e no Ocidente. A partir de um levantamento de elementos fundamentais do tantra tradicional, procede-se à descrição e compreenção de aspectos do neo- tantra, considerando-o um fenômeno em construção. Levanta-se a hipótese de que o neo-tantra integra a espiritualidade, filosofia e práticas do tantra tradicional, tendo se disseminado no ocidente com a contribuição de Osho. Sua perspectiva sobre a espiritualidade e suas propostas de meditações ativas abrem caminho para a contribuição das psicoterapias reichianas e subsequentes no desenvolvimento de estados meditativos de transcendência, rompimento de couraças musculares e transformações nas experiências de vida.. A partir de Osho, são trazidos os fundamentos teóricos ocidentais para as etapas da terapia tântrica: a teoria reichiana das couraças musculares do caráter e a bioenergética de Lowen. Conclui-se que o neo-tantra integra os elementos levantados na hipótese e propõe-se um manual para profissionais da educação sobre como lidar com o próprio corpo, emoções e pensamentos, para que possam viver melhor.
This research delves into tantra: an ancient wisdom that brings up knowledge and practices, from a deep spirituality and philosophy, to its contemporary expression as neo-tantra. This paper aims mainly to bring scientific bases to contemporary tantric therapy and its juncture with human sexuality. It explores scientific objectivity applied to the non-linear practices of neo-tantra in its numinous space. Thus, it lends credibility and knowledge to therapists and interagents in the area. It asserts the tantric therapy contribution to self-knowledge, sexual education and to the very theoretical and practical horizons of neo-tantra. Someone who knows his or her orgastic potency is able to enjoy life fully, in peace and well-being. The text discusses traits of sexuality in Eastern and Western cultures. Then, it raises elementary aspects of the traditional tantra to understand and describe aspects of the neo-tantra, considering it a phenomenon under construction. The hypothesis is that neto-tantra integrates the spirituality, philosophy and practices of the traditional tantra, having spread over the West with Osho’s contribution. His perspective on spirituality and active meditations give way to Reich’s and subsequent psychotherapies to contribute to the development of transcendental meditative states, breaking of character armouring and transformation of life experiences. Starting from Osho, the researcg brings theoretical bases of Western science to the stages of tantric therapy: Reich’s theory of the character armouring and Lowen’s bioenergetics. The conclusion is that neo-tantra integrates the elements raised in the hypothesis. The paper also presents a manual for educational professionals on how to deal with their own bodies, emotions and thoughts, so that they can live better.

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Palavras-chave

Bioenergética, Educação sexual, Tantrismo, Terapia, Sexualidade, Bioenergetics, Sexual education, Sexuality, Therapy, Tantrism

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