O design da informação como estratégia para comunicação em saúde: a utilização da informação visual no auxílio às famílias de crianças com microcefalia

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Data

2021-05-25

Orientador

Jorente, Maria José Vicentini

Coorientador

Pós-graduação

Ciência da Informação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Linguagem Visual possui capacidade de compreensão universal, e tem sido fortemente aplicada como estratégia de comunicação na contemporaneidade. A leitura e a escrita não são formas de comunicação que alcançam toda a população de forma unânime. Para os analfabetos ou indivíduos com limitações na literacia a compreensão da mensagem depende da oralidade, da imagem e dos símbolos. O Brasil vivencia atualmente um aumento significativo de crianças nascidas com microcefalia, e o sertão nordestino tem sido o epicentro da doença, que tem afetado majoritariamente as populações negras e originárias, pobres, rurais e com significativas defasagens na literacia. Considerando as limitações do alfabetismo verbal e o direito do cidadão ao acesso à informação em saúde, a presente pesquisa, sob a égide da Ciência da Informação e disciplinas correlatas, tem como objetivo estudar a utilização estratégica do Design da Informação no desenvolvimento de materiais de comunicação em saúde no auxílio às famílias com crianças nascidas com microcefalia. O problema de pesquisa surge a partir da seguinte indagação: como o Design da Informação, por meio das informações imagéticas, estáticas e dinâmicas, compartilhadas através de ambientes Web e aplicativos de telefone celular, pode auxiliar as famílias com crianças diagnosticadas com microcefalia? A metodologia é de natureza aplicada, fundamentada em estudo bibliográfico e exploratório do tema proposto, no qual se utiliza de referencial teórico baseado no Design da Informação, retórica visual-verbal, e Linguagem Visual no âmbito da comunicação em saúde em mídias digitais e abordagens interdisciplinares que versem ao tema de pesquisa. Os resultados obtidos consistem em uma exposição teórico/estratégica para a apresentação e representação eficiente da informação em saúde para sujeitos com diferentes níveis de literacia. Evidenciou-se que, para indivíduos com limitações na literacia, a comunicação em saúde ocorre com mais eficiência e eficácia se realizada por meio de conteúdos informacionais visuais projetados com um design adequado e com mensagens bem delimitadas. Considerando a emergência das discussões sobre tema e a responsabilidade social da presente pesquisa, espera-se que os resultados obtidos a partir deste estudo possam futuramente contribuir com o aperfeiçoamento dos ambientes digitais de saúde com ênfase nas necessidades informacionais da população afetada pela microcefalia.

Resumo (inglês)

Visual Language has the ability to understand universally, and has been heavily applied as a communication strategy nowadays. Reading and writing are not forms of communication that reach the entire population unanimously. For illiterate people or individuals with limited literacy skills, understanding the message depends on orality, image and symbols. Brazil is currently experiencing a significant increase in children born with microcephaly, and the northeastern hinterland has been the epicenter of the disease, which has mostly affected black and native populations, poor, rural and with significant gaps in literacy. Considering the limitations of verbal literacy and the citizen's right to access health information, this research, under the aegis of Information Science and related disciplines, aims to study the strategic use of Information Design in the development of communication materials in health in helping families with children born with microcephaly. The research problem arises from the following question: how can Information Design, through imagery, static and dynamic information, shared through Web environments and cell phone applications, help families with children diagnosed with microcephaly? The methodology is of an applied nature, based on a bibliographic and exploratory study of the proposed theme, which uses a theoretical framework based on Information Design, visual-verbal rhetoric, and Visual Language in the context of health communication in digital media and interdisciplinary approaches that deal with the research topic. The results obtained consist of a theoretical/strategic exposition for the presentation and efficient representation of health information for subjects with different levels of literacy. It was evident that, for individuals with literacy limitations, health communication occurs more efficiently and effectively if performed through visual informational content designed with an appropriate design and well-defined messages. Considering the emergence of discussions on the subject and the social responsibility of this research, it is expected that the results obtained from this study may in the future contribute to the improvement of digital health environments with emphasis on the informational needs of the population affected by microcephaly.

Descrição

Idioma

Português

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