Combinatória: atividades para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-03-01

Autores

Silva, Jéssica Bueno da

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A Combinatória é formalizada e trabalhada com mais ênfase na 2ª série do Ensino Médio, po-rém há necessidade em trabalhar ideias relacionadas à Combinatória desde a Educação Infan-til, uma vez que as crianças possuem noções intuitivas referentes a situações combinatórias, são capazes de compreender relações básicas e podem desenvolver procedimentos adequados à solução de problemas desta natureza no seu cotidiano. Assim, ressalta-se a importância da abordagem da Combinatória gradativamente na Educação Básica, bem como torná-la mais compreensiva e prazerosa, utilizando diversas ferramentas para trabalhar com os alunos. Diante disso, o presente trabalho, de cunho qualitativo, consiste em uma proposta didática que possi-bilita a contextualização de problemas de Combinatória para serem trabalhados com alunos do 6 º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo apresentar algumas situações de ensino para abordagem da Combinatória nessa fase da escolaridade.
The Combinatorial is formal and worked with more emphasis on the 2nd grade of High School, although there is a need to work on ideas related to Combinatorial since the Preschool Education, once children have intuitive notions about combinatorial situations, they are capa-ble to understand basics relations and they can develop appropriate procedures to problems solutions of this nature in their daily lives. Hence, reinforce the value of Combinatorial gradu-ally approach in Basic Education, in an understanding and pleasure way, using a lot of tools to work with the students. Therefore, in this project of qualitative nature, consists of a didactic proposal that enables the contextualization of Combinatorial problems to be worked with the students of the 6th year of Elementary School, aiming to present some teaching situations of Combinatorial approach at this stage of schooling.

Descrição

Palavras-chave

Combinatória, Educação básica, Permutação, Combinação, Arranjo, Produto cartesiano, Análise combinatória, Combinações (Matemática), Educação básica, Combinatorial, Basic education, Permutation, Combination, Arrangement, Cartesian product

Como citar