Formação de professores para o ensino de botânica: algumas contribuições da pesquisa em educação em ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021-08-11

Autores

Bonadio, Letícia de Castro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O presente estudo possuiu como objetivo principal realizar o mapeamento de algumas contribuições e lacunas que a literatura acadêmica apresenta para a melhoria do ensino de botânica. Através de dois momentos de consulta à literatura, foi encontrado que a pesquisa sobre esse tema é escassa em nível de produções em programas de pós-graduação (teses e dissertações), artigos publicados em periódicos e trabalhos em anais de congresso. Somado a isso, ela exibe contribuições que remetem à discussão sobre saberes disciplinares, ou seja, considerações relativas a conhecimentos em botânica; como também a cerca dos saberes da formação profissional, ao realizar apontamentos a respeito de metodologias de ensino e de avaliações específicas para o estudo das plantas; e, por fim, a respeito de saberes experienciais quando referencia vivências de professores de profissão. Foi identificado também, algumas lacunas na literatura como, por exemplo, a ausência de contribuições relacionadas aos saberes curriculares mobilizados no ensino de botânica; a presença de um leque reduzido de conceitos discutidos pelas pesquisas; uma variedade limitada de formas de avaliação para o ensino de botânica; e por fim, a pouca presença de trabalhos que trazem a subjetividade dos professores enquanto um fator importante para a pesquisa e o ensino.

Descrição

Palavras-chave

Saberes docentes, Análise textual discursiva, Formação de professores

Como citar