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Publicação:
O trabalho na educação em química: uma análise a partir das pesquisas vinculadas à pedagogia histórico-crítica

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Orientador

Massi, Luciana

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Química - IQ

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The Brazilian curriculum guidelines have been dedicated to defending the importance of the formation of critical citizens, so that they adapt to the future of the working world. This conception of citizenship disregards conflicts of interest and social inequalities. Contrary to this and questioning the model of society and the conception of work and citizenship, the Historical-Critical Pedagogy, established in the 1980s and based on Marxism and historicaldialectical materialism, explains that the role of education is the humanization of individuals that occurs essentially through work, the main activity of satisfaction of human needs. The comprehension of Marxist’s notion of work is necessary, especially in science education, because it is frogm this category that human beings are able to adapt their activity to the totality of natural laws and to transform their surroundings progressively. However, not all research that adopts Historical-Critical Pedagogy recovers the foundations of historicaldialectical materialism in its analysis, evidenced by the instrumental and fragmented use of this theory, which in our hypothesis may also show a mistaken or incoherent understanding of the category, work, which is understood as the founder of social being for Marx in his analysis and main to understanding the relations between work and education for Saviani. Thus, the general objective of the work is to identify and characterize the conception of work in researches of Chemistry Education that adopt the Historical-Critical Pedagogy. For this, we executed a bibliographic survey of works published in journal articles, event papers, dissertations and theses in the area of Chemistry Education and which are fundamented by the Historical-Critical Pedagogy, and interviews with researchers in the area to understand their interpretation of work conception. For the data analysis Marxist authors were used as theoretical references: Karl Marx, György Márkus, Dermeval Saviani and Newton Duarte. We conclude that chemical education research in Historical-Critical Pedagogy needs further theoretical deepening or explanation of the work category. Most of the authors discussed it as a transformation of nature and from the processes of objectification and appropriation, moreover, they did not establish relationships with chemistry, one of the more creative disciplinary fields in relation to the transformation of matter. Taking it as central to this pedagogy, the work can reveal a great contribution to the formulation of a chemistry curriculum and the teaching practices that intend to be based on this reference.

Resumo (português)

As orientações curriculares brasileiras têm se dedicado em defender a importância da formação do cidadão crítico, adaptado às demandas do mundo de trabalho. Essa concepção de cidadania desconsidera conflitos de interesse e desigualdades sociais. Ao contrário disso e questionando o modelo de sociedade e a própria concepção de trabalho e cidadania, a Pedagogia Histórico-Crítica, estabelecida nos anos de 1980 e fundamentada no marxismo e no materialismo histórico-dialético, explicita que o papel da educação é a humanização dos indivíduos que ocorre essencialmente pelo trabalho, principal atividade de satisfação das necessidades humanas. A compreensão da noção marxista de trabalho é necessária, principalmente na educação em ciências, pois é a partir dessa categoria que o ser humano é capaz de adaptar sua atividade à totalidade das leis naturais e de transformar o seu entorno de forma progressiva. No entanto, nem todas as pesquisas que adotam a Pedagogia HistóricoCrítica recuperam os fundamentos do materialismo histórico-dialético em sua análise, evidenciado pelo uso instrumental e fragmentado dessa teoria, o que em nossa hipótese pode evidenciar também uma compreensão equivocada ou incoerente da categoria trabalho, que é entendida como fundante do ser social para Marx em sua análise e central para compreender as relações entre trabalho e educação para Saviani. Desta forma, o objetivo geral do trabalho é identificar e caracterizar a concepção de trabalho nas pesquisas da Educação em Química que adotam a Pedagogia Histórico-Crítica. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico de trabalhos publicados em artigos de periódicos, trabalhos de evento, dissertações e teses na área de Educação em Química e pautados na Pedagogia HistóricoCrítica, e entrevistas com os pesquisadores da área visando compreender sua interpretação da concepção de trabalho. Para a análise dos dados foram utilizados autores marxistas como referenciais teóricos: Karl Marx, György Márkus, Dermeval Saviani e Newton Duarte. Concluímos que as pesquisas da educação química na Pedagogia Histórico-Crítica necessitam de maior aprofundamento teórico ou explicitação da categoria trabalho. A maioria dos autores a discutiram enquanto transformação da natureza e a partir dos processos de objetivação e apropriação, além disso, não estabeleceram relações com a química, um dos campos disciplinares explicitamente mais criativos em relação à transformação da matéria. Tomando-a como central para essa pedagogia, o trabalho pode revelar uma grande contribuição para as práticas docentes que pretendem se fundamentar nesse referencial.

Descrição

Palavras-chave

Pedagogia histórico-crítica, Trabalho, Revisão bibliográfica

Idioma

Português

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